one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Movimentação do comércio em véspera de Dia dos Pais

Imagem:

Compartilhar:

Consumidor terá mais cautela nas compras, prevê varejo

Criado em 10/08/13 16h16 e atualizado em 10/08/13 16h25
Por Mariana Branco Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Brasília – Os números do comércio para o Dia dos Pais revelarão um clima de cautela entre os consumidores quando forem fechados, acreditam representantes do setor varejista. A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) estima crescimento de 4% nas vendas na semana anterior à data comemorativa frente a igual período de 2012. O percentual é o mais modesto dos últimos  três anos. Para a CNDL, a preferência será por compras a vista ou em poucas prestações. Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio-SP), prevê que haverá estabilidade nas vendas em agosto de 2013 com relação ao mesmo mês do ano passado. 

O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, destaca que o cenário atual, com juros altos e situação do emprego e da renda menos favorável do que em 2012, não inspira confiança aos consumidores. Além disso, o endividamento das famílias prejudica a margem de crédito que pode ser tomada. “A alta inflação corroeu renda, deixando menos orçamento livre para o consumo. Há um problema sério de confiança do consumidor e de expansão de crédito em função do endividamento. Deve haver uma utilização menor do crediário e parcelamento em prazos menores por causa das dívidas e dos juros mais elevados”, prevê. 

Segundo Pellizzaro, o valor médio do presente deve ficar em R$ 110, um pouco inferior ao de 2012, que foi R$ 130. A data é considerada a quarta melhor do ano para o comércio, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Para este ano, a CNDL reduziu sua projeção de crescimento nas vendas. Inicialmente em 6,5%, no fim do primeiro semestre foi revista para 4,5%. 

De acordo com Altamiro Carvalho, assessor econômico da Fecomércio-SP, os lojistas mostram apreensão com o volume das vendas e tentam diminuir os estoques recorrendo a liquidações. “Pelo que a gente tem observado, [as vendas] no máximo serão idênticas às de agosto do ano passado. As condições estão piores do que em 2012. O crédito está mais caro, o nível de endividamento mais alto e a confiança do consumidor mais baixa”, enumera.

O assessor econômico explica que a Fecomércio-SP não faz estimativa de venda para o Dia dos Pais, por tratar-se de uma data que tradicionalmente tem menos impacto nas vendas do que outras celebrações. A entidade projeta crescimento de 2% no faturamento real para este ano em relação a 2012. "Deve ser um crescimento próximo ao do PIB [Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país]. O emprego e a renda não estão acelerando. Isso abala o consumidor, que passa a se defender restringindo compras", ressalta. 

Apesar da visão negativa do varejo, o economista Bento de Matos Félix, chefe do Departamento de Economia da Upis – Faculdades Integradas, acredita que o recente recuo da inflação restabelecerá um cenário favorável ao consumo. “Pelos últimos índices divulgados, a economia está dando uma acalmada em termos de inflação. Para o Dia dos Pais deve haver algum pico de consumo já que o brasileiro é um consumidor incondicional nessas datas. Também é acostumado a comprar a crédito. Uma boa parte da população é endividada por natureza, acha que faz parte da rotina”, diz.

Edição: Valéria Aguiar

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário