one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo muda regras e autoriza empenho de recursos antes de apresentação de projeto

Criado em 13/08/13 16h42 e atualizado em 13/08/13 18h55
Por Alex Rodrigues Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – Uma portaria interministerial publicada no início do mês promoveu mudanças nas regras sobre a assinatura de convênios entre órgãos federais e prefeituras, governos estaduais ou entidades privadas. Entre as modificações resultantes da publicação da Portaria 274, uma delas autoriza os órgãos e entidades da administração pública federal a empenhar os valores solicitados pelo requerente antes mesmo que este apresente sua proposta de trabalho. Especialistas ouvidos pela Agência Brasil acreditam que, embora a portaria não trate do assunto, as mudanças poderão beneficiar cidades, estados e organizações contempladas por emendas parlamentares.

A Portaria 274 foi elaborada por iniciativa do Ministério do Planejamento, com a contribuição do Ministério da Fazenda e da Controladoria-Geral da União (CGU). Até então, de acordo com a Portaria 507 - que regula os convênios, contratos de repasse e termos de cooperação assinados entre entre órgãos federais e organismos ou entidades estaduais, municipais ou privadas -, o empenho de recursos só era autorizado após a aprovação da proposta de trabalho apresentada pelos requerentes devidamente cadastrados no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv).

A Portaria 274 estabelece que, após aprovar o empenho, o órgão federal responsável deverá fixar um prazo para que o requerente beneficiado apresente a proposta de trabalho. Caso o prazo não seja cumprido ou a proposta não seja aprovada, o empenho será cancelado e o dinheiro não deixará os cofres públicos.

Leia também no Portal EBC:

Projeto propõe isenção de IPI para bicicleta

Balança tem superávit de US$ 593 milhões

A proposta de trabalho deve conter a descrição do projeto a ser executado; justificativa; indicação do público beneficiado; resultados esperados; estimativa dos recursos financeiros necessários; contrapartida financeira a ser empenhada pelo próprio requerente; previsão de prazo para execução do projeto e as informações relativas à capacidade técnica e gerencial do proponente para execução do objeto.

Como atestaram os especialistas ouvidos pela Agência Brasil, o empenho sem a antes obrigatória apresentação prévia do projeto não é um problema, já que o empenho nada mais é que o compromisso, assumido pelo órgão que o autoriza, de liberar o valor reservado para a execução do projeto especificado no convênio. A liberação do recurso, no entanto, depende do “implemento de condição” , ou seja, neste caso, da aprovação do projeto dentro do prazo fixado.

“O empenho é o primeiro estágio para o pagamento de despesa orçamentária e serve como garantia de que existe crédito orçamentário para o pagamento das despesas assumidas”, disse o advogado Alessando Rodrigues Melo. Especialista em direito do terceiro setor e palestrante em cursos sobre o Siconv, Melo classificou as mudanças como uma “flexibilização” das regras em vigor. Para o advogado, se bem executadas, as mudanças podem ser benéficas em termos de transparência, mas faltou a Portaria 274 estabelecer o prazo para a entrega das propostas.

“Da maneira que está, o prazo para apresentação de propostas poderá ser de 30 dias para um ente cadastrado e de 90 dias para outro. Sem um critério objetivo especificado, a decisão fica à mercê do [órgão] concedente”, afirmou o advogado. “Mas se as mudanças forem bem executadas podem ser benéficas. Poderemos acompanhar quem será o beneficiário do recurso público antes mesmo da proposta, sabendo qual o destino do dinheiro e a finalidade. E, principalmente, saber que o recurso estará garantido para um determinado programa”, disse o advogado.

Para Melo, não há relação direta entre a portaria e a discussão do Orçamento Impositivo, que pode tornar obrigatória a execução orçamentária das emendas individuais parlamentares. "A portaria não prevê que as emendas parlamentares vão ser priorizadas, mas isso pode acontecer. Se o parlamentar distribui suas emendas e as entidades beneficiadas se cadastram, é como se eu estivesse dando um cheque especial aos parlamentares", disse.

“Mas é fato que existe uma cobrança dos parlamentares por velocidade do empenho das emendas”, acrescentou o advogado, lembrando que a publicação da portaria ocorreu após a presidenta Dilma Rousseff se reunir com dez ministros. “Chamou minha atenção o fato dela [portaria] ter sido editada apenas dois dias após reunião da presidenta com o objetivo de cobrar dos ministérios agilidade no processo de empenho para combater a insatisfação do parlamentares”.

Para o advogado Rodrigo Pironti, especialista em direito administrativo e empresarial, a portaria não visa a beneficiar as emendas parlamentares, pois outras propostas, segundo ele, poderão ser contempladas. "Não acredito que essa alteração tenha tido esse motivo fundamental [emendas parlamentares], mas sem dúvida essa alteração, em alguma medida, atende aos interesses parlamentares ao 'dificultar' ou condicionar as propostas voluntárias [quando órgão municipal ou estadual pleiteia recursos federais]".

Embora o empenho de recursos antes da apresentação da proposta de trabalho não fira a legislação, pode dificultar o controle da execução dos contratos, impondo maior rigor no planejamento orçamentário, conforme Pironti.

“O que a Lei 4.320, de 1964, estabelece é que nenhuma despesa pode ser realizada sem prévio empenho. [Com a Portaria 274], o controle fica mais complexo, pois a despesa está vinculada a um projeto que ainda vai ser apresentado e cuja estimativa de custo inicial e bases para ser implementado não podem ser aferidas de imediato. A necessidade de os órgãos de controle fazerem um acompanhamento constante será ainda maior, a fim de checar se os valores orçados estão adequados”.

Já o administrador de empresas e consultor de projetos Izaias de Carvalho fez ressalvas à redação da portaria. “Como vou empenhar algo sem saber qual será o tipo de despesa? Não sei qual o intuito desta portaria, mas esse texto merece uma discussão mais atenta e um detalhamento maior”.

Procurado pela Agência Brasil, o Ministério do Planejamento ainda não se pronunciou sobre o objetivo e a implementação das mudanças. Já o Ministério da Fazenda e a CGU, por meio de suas assessorias, informaram que só contribuíram para a elaboração da proposta e que, portanto, não se manifestarão sobre a aplicação da medida.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário