one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ìndice de Expectativas mede o otimismo do empresário do comércio.

Imagem:

Compartilhar:

Intenção de consumo cai e Fecomercio-SP vê influência das manifestações

Criado em 26/08/13 12h33 e atualizado em 26/08/13 13h40
Por Marli Moreira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Comércio
A pesquisa feita com 2,2 mil consumidores leva em consideração sete itens: emprego atual, perspectiva profissional, renda atual, acesso ao crédito, nível de consumo atual, perspectiva de consumo e momento para duráveis (rosemarie_mckeon / Creative Commons)

São Paulo- A onda de manifestações iniciada em julho último, na cidade de São Paulo, fez com muitas pessoas desistissem de sair de casa para ir às compras. É o que mostra o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Além de atribuir o desempenho ruim às manifestações, a FecomercioSP ressalta que a queda reflete também o endividamento das famílias, a inflação em alta e o baixo crescimento econômico do país.

Leia mais:

Valorização do dólar ajuda a aumentar endividamento das empresas, aponta a Serasa Experian

IPC-S avança em seis capitais na terceira semana de agosto

Dólar deve chegar a R$ 2,32 ao final deste ano

O índice atingiu 122,4 pontos, o que é 6,3% menor do que em junho e 14% abaixo do apurado em igual mês do ano passado. Em uma escala que vai de 0 a 200, o resultado é considerado satisfatório sempre que ultrapassa 100 pontos. No entanto, a pontuação de julho foi a segunda menor da série histórica iniciada em agosto de 2009, quando atingiu 120,3 pontos.

A pesquisa feita com 2,2 mil consumidores leva em consideração sete itens: emprego atual, perspectiva profissional, renda atual, acesso ao crédito, nível de consumo atual, perspectiva de consumo e momento para duráveis.

Em julho, ocorreram quedas – com relação a junho – em todos os itens, com destaque para a perspectiva de consumo (-14,3%), seguido por momento para duráveis (-8,1%), perspectiva profissional (-5,6%), renda atual (-4,4%), nível de consumo atual (-4,4%), emprego atual (-4%) e acesso ao crédito (-3,3%).

Sobre julho do ano passado, o recuo mais expressivo ocorreu no segmento perspectiva de consumo, com retração de 22,3%.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário