one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aluguel de equipamentos foi um dos segmentos que tiveram melhora mais acentuada.

Imagem:

Compartilhar:

Anfavea apresenta proposta para reindustrializar setor de máquinas autopropulsoras

Criado em 10/10/13 15h09 e atualizado em 10/10/13 16h04
Por Daniel Lima Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Trator
Proposta visa estimular o setor de máquinas autopropulsoras (tratores agrícolas e de esteira, rolos compactadores e máquinas de terraplenagem) (FMatt=] / Creative Commons)

Brasília – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou hoje (10) ao governo uma proposta para estimular o setor de máquinas autopropulsoras (tratores agrícolas e de esteira, rolos compactadores e máquinas de terraplenagem).

Leia mais no Portal EBC: 

Anfavea quer fortalecer leasing para aquecer vendas de veículos no país

Anfavea reavalia estimativas e eleva projeções para este ano

A proposta entregue ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, prevê a criação do Programa Inovar-Máquinas Autopropulsadas, para reindustrializar o setor, que, segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan, "tem tido forte concorrência dos produtos importados”. Moan explicou que a iniciativa visa ainda a aumentar a capacidade produtiva do setor, com incentivos para aquisição de autopeças e bens de capital (máquinas usadas na produção) no Brasil.

Moan informou que a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) deve participar do programa, com máquinas como semeadeiras. “A ideia é quanto mais autopeças e bens de capital forem adquiridos no Brasil, para ampliação da capacidade produtiva e modernização das fábricas, mais se obtenha crédito para compensar o pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Na próxima semana, um grupo de técnicos da Anfavea deverá ser reunir com representantes do governo para discutir detalhes da iniciativa, incluindo o montante de renúncia fiscal que a proposta poderá acarretar.

“O que nós entregamos ao ministro Fernando Pimentel foram os conceitos. Na próxima semana, haverá reuniões técnicas para detalhar a proposta. A contrapartida oferecida pela Anfavea é o aumento dos investimentos, da produção nacional e da aquisição de bens de capital”, disse Moan. "Seria obrigação nossa adquirir mais peças e máquinas aqui no Brasil", acrescentou o presidente da Anfavea, que não soube antecipar valores. Ele disse que a proposta pode ser concluída em duas a três semanas.

Segundo Moan, a proposta é parecida com a do Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores). A diferença é que são parques fabris independentes, explicou. “Dificilmente, tem-se uma indústria de autopeças que é fornecedora dos fabricantes de automóveis e de máquinas agrícolas e rodoviárias”, destacou.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Inovar-Auto foi lançado no ano passado com o objetivo de criar condições de competitividade e incentivar as empresas a fabricar carros mais econômicos e mais seguros, investir na cadeia de fornecedores e em engenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento e capacitação de fornecedores.

O setor de máquinas autopropulsadas, informou Luiz Moan, fatura cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) brasileiro. Nos últimos dois anos, os investimentos totalizaram US$ 630 milhões. Ele disse que a expectativa da Anfavea é que o programa seja lançado ainda neste ano.

Moan ressaltou que os empregos estão estáveis no setor automotivo e que os postos de trabalho cresceram significativamente em relação a 2012, 2011 e 2010 – a tendência é produzir 12% neste ano mais do que em 2012.

A Anfavea informou ainda que pretende apresentar ao governo, em duas semanas, uma proposta de novas tecnologias para caminhões e ônibus, para torná-los mais econômicos eficientes.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário