Digite sua busca e aperte enter


Índice de Confiança do Consumidor cai pelo terceiro mês consecutivo, segundo a FGV

Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que é Black Friday

Criado em 26/11/13 20h01 e atualizado em 28/11/14 12h59
Por Portal EBC

O dia no ano com as "maiores promoções e descontos" do comércio. É isso que promete a Black Friday. A "sexta-feira negra" foi criada por lojistas norte-americanos como uma ação para alavancar as vendas no ano de 2005.

Leia também: Black Friday ou Black Fraude? Saiba como não ser enganado na compra

O nome tem referências na economia norte-americana. Nos Estados Unidos, estar com o orçamento no “black” é um excelente sinal, sinônimo de muitos lucros. Seria algo como "estar no azul". Já a data, a última sexta-feira de novembro,  a abertura do primeiro fim de semana após o feriado de Ação de Graças. No país, as lojas abrem mais cedo e milhares de pessoas fazem fila para poderem aproveitar as ofertas. 

Saiba como evitar fraudes e armadilhas durante as compras no Black Friday

O evento dá início ao período das compras de natal. Em 2013, a Black Friday será dia 29 de novembro. 

Além dos Estados Unidos, a ação de vendas vem sendo adotada por comerciantes de países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai.

No Brasil, a primeira versão do evento aconteceu em 2010, com ações de venda feitas por empresas de comércio online. Em 2012, o Black Friday Brasil ficou marcado pela maquiagem nos descontos. Para este ano, órgãos de defesa do consumidor prometem maior fiscalização para evitar que empresas aumentem os preços drasticamente dias antes do "dia de descontos". 

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário

Publicidade