one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Acordo com a França vai ajudar na mobilidade e despoluição de rios em São Paulo

Criado em 13/12/13 12h18 e atualizado em 13/12/13 13h11
Por Fernanda Cruz Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

São Paulo – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu hoje (13), no Palácio dos Bandeirantes, o presidente da França François Holland. Eles assinaram acordos de cooperação, com 50 projetos, como a construção de um trem para ligar a capital ao aeroporto de Guarulhos, a criação de um grupo de trabalho para a despoluição dos rios Tietê e Pinheiros e a aplicação de tecnologias nas habitações em área de risco na Serra do Mar.

O presidente francês disse que a mobilidade é um problema em São Paulo: a solução está na implantação de transportes em bonde, trem de alta velocidade, teleféricos ou metrô. O acordo firmado hoje prevê a construção da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ligando o aeroporto de Guarulhos à cidade de São Paulo. “A França é tão consciente dessas questões que atingem o estado de São Paulo que a Agência Francesa de Desenvolvimento disponibilizou o financiamento de 300 milhões de euros [para a construção do trem]”, disse Holland.

Leia também outras notícias em Internacional 

De acordo com Alckmin, a linha 13 estará operando num prazo de 1 ano e meio. As obras devem se iniciar a partir da próxima semana. François Holland disse que as obras precisam começar logo: ele próprio disse que teve dificuldades para fazer o trajeto do futuro trem. “Justamente por ter feito o trajeto do aeroporto até o centro [da capital] ontem à noite é que eu acho que temos que acelerar a construção desse trem”, disse ele.
  
Outro convênio firmado vai usar o conhecimento da França na despoluição do rio Sena para limpar os rios Tietê e Pinheiros. Está prevista a cooperação entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP (Sabesp) e o Sindicato Interdepartamental de Saneamento da Grande Paris, responsável pela despoluição do Sena. 

Segundo Alckmin, objetivo é universalizar o saneamento básico no interior até 2014 e, no litoral paulista, até 2016. A região metropolitana de São Paulo terá a despoluição total do Rio Tietê até 2019. “Faremos a parceira para acelerar o trabalho, um grande trabalho de coleta e tratamento de esgoto. A mancha de poluição [do Rio Tietê] em Barra Bonita já retrocedeu para Salto”, declarou o governador. Esse programa foi assinado com o presidente da empresa Île de France, Jean Paul Huchon, que vai trazer também tecnologias para operar o sistema de estação do esgoto.

Acordo firmado com a Île de France irá beneficiar moradores de áreas de risco na Serra do Mar paulista. O projeto de sustentabilidade levará para as habitações populares tecnologias como reutilização da água, energia sustentável e gestão do lixo.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário