one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil alcança mais de quatro milhões de empregos com carteira assinada

Imagem:

Compartilhar:

Taxa de desemprego fica em 9,4% na Região Metropolitana de São Paulo

Criado em 19/12/13 16h24 e atualizado em 19/12/13 16h50
Por Flávia Albuquerque Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

São Paulo - A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo ficou praticamente estável em novembro, caindo de 9,6% em outubro para 9,4%, a menor taxa registrada desde 1991 para meses de novembro, segundo informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Segundo os dados, o contingente de desempregados alcançou 1,024 milhão de pessoas, 21 mil a menos do que no mês anterior, quando esse número chegou a 1,045 milhão.

Esse número é decorrente da geração de 29 mil postos de trabalho e da relativa estabilidade do contingente de trabalhadores na região, com o acréscimo de 8 mil pessoas. A pesquisa é feita mensalmente pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Leia também:

Desemprego cai e atinge o menor patamar da história

Geração de empregos será desafio para América Latina e Caribe em 2014

"Pouco tem oscilado o nível de ocupação e a força de trabalho, por isso a taxa de desemprego não aumenta em uma economia que apresenta crescimento inexpressivo", analisou o coordenador da pesquisa pelo Seade, Alexandre Loloian.

Os dados mostram também que em novembro o nível de ocupação variou, 0,3% e o número de ocupados foi estimado em 9,874 milhões de pessoas. O resultado é explicado pelo crescimento na indústria de transformação (2,1% ou a criação de 35 mil postos de trabalho) e nos serviços (0,5% ou 26 mil novas vagas) e pela redução no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-1,3% ou eliminação de 24 mil postos de trabalho) e na construção civil (-1,1% ou - 8 mil).

Segundo Loloian, há indicativos de que o mercado de trabalho comece a melhorar daqui para frente. "Neste final de ano, as coisas estão entrando mais ou menos no eixo, com a economia mostrado sinais importantes de alguma estabilidade ou crescimento. Taxas não muito elevadas, mas positivas. Há uma série de sinais que vão mudar os rumores dos empresários".

De acordo com a PED, entre setembro e outubro o rendimento médio real dos trabalhadores ocupados teve elevação de 2,3%. Para os assalariados, o aumento alcançou 1%. "Não só por conta do aumento salarial nominal, mas por contenção da inflação, que estava ameaçando corroer esse salário", explicou Loloian.

O número de assalariados cresceu 0,9% em novembro. No setor privado, o assalariamento com carteira assinada aumentou 1,2% e o sem carteira diminuiu 2,9%. A quantidade de autônomos caiu 1,6% e os empregados domésticos também tiveram retração, alcançando -2,8%.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário