one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Petrobras anuncia descoberta no pré-sal da Bacia de Santos

Imagem:

Compartilhar:

Shell negocia acordo para explorar jazida que entra em área da União

Criado em 30/01/14 16h18 e atualizado em 30/01/14 16h49
Por Alana Gandra Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

A estatal brasileira Pré-Sal Petróleo (PPSA) já está em  conversações com a  Shell  visando à assinatura de um acordo que permitirá à multinacional explorar uma jazida de petróleo que ultrapassa sua concessão na Bacia de Santos e alcança área do pré-sal sob domínio da União. Caso não haja um acordo, outras opções são licitar novamente a reserva ou repassá-la para a Petrobras.

A PPSA foi criada para gerenciar e fiscalizar contratos de exploração de petróleo sob regime de partilha nos campos do pré-sal.

Segundo informou hoje (30) o diretor presidente da PPSA, Oswaldo Pedrosa, a área está localizada no Bloco BM-S54 e é conhecida como Gato do Mato. Ela é operada pela Shell, que detém  80% da área, em parceria com a empresa francesa Total (20%). Pedrosa participou de encontro promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

No ano passado, a Shell pediu licença à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis  (ANP) para extrapolar a exploração no bloco BM-S54, porque o reservatório encontrado ultrapassa a sua área de concessão. Como o local pretendido se encontra dentro do polígono do pré-sal, que não está sob nenhuma concessão, a agência recomendou à companhia, com base na legislação vigente,  que procurasse firmar um  acordo de unitização  (individualização da produção) com a PPSA e fizesse uma avaliação conjunta da área com a estatal.

Pedrosa disse que há outros casos de jazidas de petróleo que  se estendem para a região desenhada do pré-sal. Ele avaliou que, por isso,  o debate sobre unitização deverá se repetir entre as empresas que operam  na camada do pré-sal pelo regime de concessão.  Ele estimou que  todos os operadores que estão em áreas de concessão explorando no pré-sal, “mais cedo ou mais tarde, vão ter que enfrentar isso".

O presidente da PPSA explicou que o acordo de unitização prevê que o reservatório seja único e que haja somente um operador. “Se houver um acordo, o operador poderá ser a Shell”, admitiu.  Os resultados que forem obtidos, entretanto, terão de ser  compartilhados com a União. As negociações entre a PPSA e a Shell deverão ser concluídas este ano.

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário