one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico CMSE

Imagem:

Compartilhar:

Lobão diz que não há risco de faltar energia em nenhuma circunstância

Criado em 19/02/14 15h52 e atualizado em 19/02/14 15h58
Por Sabrina Craide Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

 O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico CMSE
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico CMSE (Valter Campanato / Agênccia Brasil)

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (19) que não há risco de desabastecimento de energia no país, mesmo que o nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste não chegue a 43% até abril, como prevê o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo ele, não haverá problemas de abastecimento “em nenhuma circunstância”, mas o governo deseja que chegue a esse nível, considerado “confortável”.

Leia também no Portal EBC: 

Saiba como a energia solar pode evitar apagões

Mantega: governo ainda não tem definição sobre recursos para energia

“Mesmo que não se chegue a esse nível, não teremos desabastecimento em nenhuma circunstância. Mas nós desejamos que chegue a abril nesse nível”, disse. Ontem (18), o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse que  o órgão espera que os reservatórios das hidrelétricas do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste cheguem ao final de abril com armazenamento médio de água em pelo menos 43% da capacidade total. Segundo ele, esse índice é suficiente para garantir o fornecimento de energia no país, em 2014 e em 2015. Ontem, o nível dos reservatórios do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste estava em 35,33%, segundo o ONS.

Lobão disse que o suprimento de energia do país está garantido com o uso de térmicas, mesmo com o custo mais caro de produção de energia. “As térmicas são feitas para isso, são uma reserva estratégica em um momento de dificuldade". Segundo ele, o governo sabia. desde que as usinas termoelétricas foram construídas, que o acionamento delas custaria mais caro. Ele acrescentou que o governo ainda não decidiu se aumentará o aporte do Tesouro, para cobrir o custo das térmicas e evitar que o preço seja repassado para os consumidores.

 

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário