one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A diretora do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, Deborah Wetzel, reconhece que o país ainda tem muitos desafios a superar, mas está mais avançado do que a maioria das nações emergentes e da América Latina no combate à pobreza e na redistribuição de renda

Imagem:

Compartilhar:

Brasil tem preparação média de gerenciamento de riscos

Criado em 12/03/14 19h20 e atualizado em 12/03/14 19h27
Por Mariana Branco Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Brasil tem capacidade média de gerenciamento de riscos, aponta relatório divulgado hoje (12) pelo Banco Mundial (Bird), segundo o qual quanto maior a renda nacional, maior tende a ser o nível de preparação para riscos de um país. No entanto, nem sempre a regra se aplica. Um mapa de preparação para lidar com riscos, em todo o mundo, mostra que, na América Latina, Chile e Uruguai têm bom preparo para a adoção de medidas envolvendo capital humano, bens, apoio social e do estado, em contraste com países vizinhos, cuja capacidade é mediana.

Leia mais notícias

Os dados fazem parte do Relatório Sobre o Desenvolvimento Mundial, publicado pelo organismo internacional, que trata de um tema diferente a cada ano. Em 2014, o assunto escolhido foi a gestão de riscos - que podem envolver de desastres naturais a crises financeiras – e as oportunidades de desenvolvimento que surgem quando os países têm preparo para confrontá-los. Norman Loyaza, coordenador do relatório, destaca que o preparo para o enfrentamento de crises salva vidas, evita prejuízos econômicos e expande oportunidades. “Para buscar oportunidades, as pessoas devem confrontar riscos. São dois lados da mesma moeda”, destaca.

De acordo com as medições dos pesquisadores, o gasto de recursos na preparação de um bom custo-benefício envolvem investimentos em itens como vacinas, saneamento e sistemas de alerta antecipado. Na maior parte dos casos analisados, os resultados mostraram que os gastos compensam. No entanto, há obstáculos para investir na preparação, que vão desde a falta de recursos a falhas de governo. Segundo Deborah Wetzel, diretora do Bird para o Brasil, o organismo discute com o governo federal maneiras de melhorar a gestão de desastres como as chuvas fortes no país. “Estamos trabalhando para preparar os estados”, disse.

O relatório foi apresentado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Marcelo Néri, presidente do Ipea e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, disse que o Brasil conseguiu reduzir riscos e instabilidades por meio do controle da inflação, em função do Plano Real e de programas de transferência de renda como o Bolsa Família. “Em 2002, a probabilidade [de a renda] cair era [um patamar] de 26 e a probabilidade de subir ficava em 16. Houve uma inversão dos riscos de queda e ascenção dez anos depois. Em 2012, a probabilidade de a renda cair diminui para 13 e de subir atinge 27”, comentou.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário