one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Como declarar o imposto de renda usando tablets e smartphones

Imagem:

Compartilhar:

IRPF 2014: saiba como carregar declarações anteriores em tablets ou celulares

Criado em 27/03/14 16h43 e atualizado em 06/04/15 21h43
Por Fernanda Duarte* Fonte:Portal EBC

Uma das novidades da declaração de Imposto de Renda deste ano é a possibilidade de carregar as informações da declaração de 2013 para a atual por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O aplicativo para dispositivos móveis permite ao contribuinte importar alguns dados da declaração de 2013, como rendimentos recebidos de pessoa física, dívidas, rendimentos isentos e rendimentos de tributação exclusiva, e salvar um rascunho da declaração e continuar o preenchimento em outro momento (inclusive utilizando outro dispositivo).

Tablet
Veja como fazer para importar para a declaração atual os dados da declaração de imposto de renda de 2013 (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

A novidade, no entanto, só está disponível para os dispositivos que funcionem com os sistemas operacionais Android ou IOS.

Leia também no Portal EBC:

Como declarar o imposto de renda usando tablets e smartphones

Como instalar o programa do imposto de renda no Linux

Supervisor do Imposto de Renda responde a dúvidas dos internautas

Veja abaixo como fazer para importar esses dados para a sua declaração:

1. O primeiro passo é baixar o APP Pessoa Física disponível no Google Play, para os dispositivos móveis com sistema operacional Android, ou na App Store, para os dispositivos com sistema operacional iOS (Apple). É por meio deste aplicativo que você vai realizar a declaração de imposto de renda deste ano.

2. Após instalar o APP Pessoa Física, você deve salvar o arquivo da declaração do ano passado no dispositivo móvel que será utilizado para fazer a declaração. Para isso, você precisa localizar o arquivo. Verifique se ele ficou salva em seu computador, pen drive, e-mail ou outra mídia. Feito isso, envie o arquivo para o seu dispositivo móvel. Isso pode ser feito conectando o equipamento via cabo USB ou através de algum servidor de arquivos, como o Dropbox, o Google Drive, o SkyDrive, o e-mail, entre outros.

Segundo a Receita Federal, o nome do arquivo da declaração de 2013 mostra o número do CPF, tipo de declaração, exercício, ano-calendário e se é original ou retificadora. Confira o exemplo abaixo:

  •     12345678900-IRPF-A-2013-2012-ORIGI.DEC é a declaração original de 2013 do CPF 12345678900

 

  •     12345678900-IRPF-A-2013-2012-RETIF.DEC é a retificadora de 2013 do CPF 12345678900

3.  Clique no arquivo da declaração. Se seu equipamento for Android, utilize a opção para salvar a declaração. Já se seu equipamento for iOS,  utilize a opção "abrir com APP Pessoa Física".

4.  Entre no APP Pessoa Física e clique sobre o ícone "m-IRPF". Na sequência deverão ser exibidas as declarações que foram identificadas pelo aplicativo. Se a declaração desejada não constar na tela é porque o aplicativo não conseguiu identificá-la. Nesses casos, a Recita Federal orienta para que seja repetido o processo de importação do arquivo com a declaração do ano anterior.

5. Clique na declaração de 2013 e depois em "importar para 2014" e os dados da declaração de 2013 serão carregados automaticamente na declaração de 2014.

É importante observar que, caso exista um rascunho salvo da declaração de 2014, após o contribuinte informar a palavra-chave cadastrada, os dados anteriormente digitados serão apagados e uma nova declaração 2014 será aberta com os dados recuperados da declaração de 2013.

Fotos: Reprodução

* Com informações da Receita Federal

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário