one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


wwww

Imagem:

Compartilhar:

Como fazer a transmissão da declaração do imposto de renda

Criado em 31/03/14 16h20 e atualizado em 31/03/14 16h50
Por Fernanda Duarte* Fonte:Portal EBC

Há cerca de um mês para o prazo final da entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 (DIRPF), que começou em 6 de março e finaliza em 30 de abril, uma das dúvidas mais comuns dos contribuintes é quanto à transmissão da declaração. Isso porque, para aqueles que optaram por fazer a declaração pelo computador, é necessário instalar um outro programa, o Receitanet, para transmitir os dados da declaração de imposto de renda do contribuinte para a base de dados da Receita Federal. No sistema de declaração do imposto de renda para dispositivos móveis, como tablets e smartphones, não há necessidade de instalar um segundo aplicativo. 

Leia também no Portal EBC:

Veja como instalar o programa do imposto de renda

Imposto de renda: confira o passo a passo para realizar a sua declaração

Como recuperar o recibo da declaração anterior de imposto de renda

Veja abaixo como fazer para instalar o Receitanet em seu computador para que você possa transmitir os dados e finalizar a entrega da declaração de imposto de renda.

1. O primeiro passo é estar conectado à internet e acessar a página de programas do imposto de renda da Receita Federal. Clique aqui para ir até essa página. 

2. Selecione o sistema operacional de seu computador (Mac, Windows, Linux, outros) e clique em "Receitanet", no centro do bloco 2, como mostra a imagem abaixo.

3. Após instalar o Receitanet em seu computador, volte ao programa da declaração de imposto de renda. No menu "Declaração", clique em "Gravar Declaração para Entrega à RFB".

4. Na nova tela, selecione a declaração que você quer salvar, com o nome e o número do CPF do declarante. Depois, clique em "OK" para iniciar a gravação do arquivo.

5. Se existirem erros, aparecerá um alerta para que você verifique novamente as pendências antes de tentar gravar novamente o arquivo da declaração. Caso não exista nenhuma pendência, aparecerá uma mensagem dizendo que a gravação foi concluída com sucesso e perguntando se você quer transmitir a declaração agora. Clique em "Sim" para realizar a transmissão.

6. Na próxima tela deve aparecer a declaração que você quer transmitir. Selecione-a e clique em "OK".

7.  Você deve aguardar o término da transmissão. O recibo de entrega da declaração de imposto de renda será gravado automaticamente após a transmissão da declaração.

A Receita Federal recomenda que o contribuinte imprima ou salve uma cópia em PDF do recibo da declaração. Para fazer isso, basta acessar o menu "Declaração" (veja no item 3) e clicar em  "imprimir" ou "Salvar em PDF".

Outra recomendação é para que os documentos que comprovem as informações prestadas sejam guardados pelo contribuinte até que ocorra a prescrição dos créditos tributários relativos às situações e aos fatos a que se refiram, podendo estar à disposição da Receita Federal nesse período. A Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2014 e o recibo de entrega também devem ser guardados por um período de cinco anos a partir do ano de sua apresentação.

Problemas na transmissão

Em caso de problema durante a transmissão dos dados da declaração do imposto de renda, a Receita Federal orienta para que os contribuintes:

1. verifiquem se estão conectados à internet e refaçam o processo de transmissão;

2. fiquem de olho no horário: o sistema da Receita Federal não está habilitado para receber a transmissão da declaração do imposto de renda entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília);

3. checar se não está tentando fazer a transmissão a partir da cópia de segurança do arquivo da declaração. É preciso restaurar a cópia de segurança antes de transmiti-la;

4. durante a transmissão, são confirmadas algumas informações prestadas na declaração e realizadas algumas verificações. Caso apareça alguma mensagem de erro, você vai precisar providenciar as devidas correções na sua declaração e gravá-la novamente antes de tentar transmiti-la de novo;

5. se não conseguir realizar a transmissão por algum problema no seu computador, grave o arquivo em uma mídia removível (pen drive, disco rígido externo) e tente realizar os procedimentos de transmissão em outro computador (lembre-se de instalar o programa da declaração e o da transmissão da declaração de imposto de renda).

É importante ressaltar que o contribuinte que recebeu mais de R$10 milhões em rendimentos no ano passado, sejam eles tributáveis ou não, deverão transmitir a declaração de imposto de renda com a utilização de certificado digital. O mesmo se aplica para aquele que realizou pagamentos de rendimentos a pessoas jurídicas, quando constituam dedução na declaração, ou a pessoas físicas, quando constituam, ou não, dedução na declaração, cuja soma foi superior a R$ 10 milhões.

Fotos: Reprodução

* Com informações da Receita Federal

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário