one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lâmpadas fluorescentes

Imagem:

Compartilhar:

Consumidores da Celpe terão aumento de 17,5% na conta de luz

Criado em 28/04/14 17h08 e atualizado em 28/04/14 17h32
Por Sabrina Craide Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (28) reajuste de 17,51% para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Para as indústrias, o reajuste será 17,86%. O aumento vale a partir de amanhã (29) para as 3,3 milhões de unidades consumidoras de 185 municípios pernambucanos.

Leia mais notícias: Governo abre mão de IOF sobre empréstimo subsidiado a distribuidoras

Segundo o relator da matéria, diretor André Pepitone, o pleito da empresa era que o aumento fosse de 18,13%. O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) fez a sustentação oral durante a reunião da diretoria, na condição de representante dos consumidores.

Ele disse que o serviço tem piorado nos últimos anos. “A empresa não investe os lucros na melhoria da qualidade dos serviços e na modernização”, disse. Ele também ressaltou os altos índices de acidentes na rede elétrica da empresa.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, garantiu que a agência está atenta à qualidade dos serviços das distribuidoras. Rufino explicou que o custo da compra da energia tem tido impacto nos últimos reajustes tarifários, por causa do uso maior de termelétricas. “Esperamos que nos próximos reajustes a situação se reverta”, disse.

No ano passado, a revisão das tarifas da Celpe resultou em aumento de 0,79% nas tarifas residenciais. O reajuste anual das distribuidoras é calculado de acordo com a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), e o fator que subtrai os ganhos de produtividade, e outros custos, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. Quando a distribuidora passa pelo processo de revisão tarifária, não se aplica o reajuste anual previsto nos contratos.

Editor: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário