one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Demanda das empresas por crédito recua 5,3% em março, aponta Serasa Experian

Criado em 16/04/14 11h07 e atualizado em 16/04/14 11h10
Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A busca das empresas por crédito recuou 5,3% em março, na comparação com o mês anterior, segundo pesquisa divulgada hoje (16) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com março do ano passado, foi registrada queda de 1,2%. No acumulado do ano, no entanto, o indicador apresenta alta de 3,6%, em relação a igual período de 2013.

Os economistas da Serasa Experian avaliam que esse decréscimo reflete a menor quantidade de dias úteis no mês, pois o carnaval deste ano foi em março. A alta do trimestre, por sua vez, está relacionada a uma antecipação da busca por crédito para compensar, previamente, a atividade produtiva por conta das reduções de horas de produção durante a Copa do Mundo.

Em março, apenas as empresas de grande porte não apresentaram queda no indicador. Essa categoria registrou crescimento de 10,3% em março, ante fevereiro. No acumulado do ano, as grandes empresas também lideram a alta da demanda empresarial com expansão de 10,6% em relação ao três primeiros meses de 2013.

As micro e pequenas empresas, por sua vez, registraram recuo de 1,2%. No trimestre também verifica-se redução do indicador, com queda de 3,9%. Nas médias empresas, a busca por crédito caiu 3% no mês de março e 2,3% no acumulado do ano.

Na análise por setor, o maior recuo ocorreu no comércio, com queda de 2,8% em março, na comparação com o mês anterior. A indústria registra declínio de 2,5%. Apenas o setor de serviços apresentou avanço (0,9%) na demanda por crédito em março.

Na comparação por região, as empresas do Centro-Oeste apresentaram maior alta na demanda por crédito (16,6%), seguidas pelas da Região Norte (8,6%). No Nordeste, a expansão na busca por crédito foi menor (0,5%). No Sul e Sudeste, a busca por crédito registrou quedas de 3,1% e 4,9% em março, na comparação com fevereiro, respectivamente.

Editor Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário