one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Especialistas debatem plano de estruturação territorial para leste fluminense

Criado em 10/04/14 17h43 e atualizado em 10/04/14 17h56
Por Alana Gandra Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Instituto de Arquitetos do Brasil  (IAB) sedia hoje (10) à noite mesa-redonda sobre o Plano Diretor de Estruturação Territorial para o Leste Fluminense (Pet-Leste), que engloba 15 municípios e obras importantes como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e o Arco Metropolitano.

Leia mais notícias no Portal EBC

A concorrência pública já foi lançada, disse à Agência Brasil o  presidente do IAB, seção Rio de Janeiro (IAB-RJ), Pedro da Luz Moreira. Ele salientou a importância do debate, uma vez que a posição da entidade sempre foi de certa desconfiança em relação aos planos diretores das cidades, “porque eles não têm se mostrado instrumentos eficientes para que as cidades mudem o seu perfil”.

Segundo Pedro Moreira, de maneira geral esses estudos adotam uma linguagem abstrata, que a população não compreende. Por isso, defendeu a necessidade de os planos diretores terem um caráter menos tecnocrata e serem mais transparentes, de modo a permitir a participação do conjunto da população, para que ela possa cobrar a implementação das obras propostas, com prazos definidos.

“Muitas vezes o plano diretor não espacializa suas propostas, não deixando claro para a sociedade quais as transformações que ele está propondo”, manifestou.

Uma forma de ir contra essa tendência, disse o presidente do IAB-RJ, seria os plano lançarem, de forma clara, suas propostas para o território, englobando obras prioritárias a serem implantadas. É preciso especificar, segundo ele, “qual o modelo  de cidade que se está buscando; quais os grandes modais de transporte que precisam ser instalados. Quer dizer, um pouco mais de referência à  base física da cidade mesmo”.

O estudo está avaliado em R$ 4 milhões, e será financiado pela Petrobras, principal interessada na construção do Comperj, que terá grande influência na área do leste fluminense, disse Moreira. “Se os municípios não se anteciparem a essa implantação, correm o risco de isso vir a ser um problema e significar, daqui a dez anos, um impacto negativo para a região como um todo”.

Por isso, indicou que a ideia do plano diretor é se antecipar a essa situação. “Acho que é uma ideia positiva, porque dá protagonismo ao planejamento, mas deve ser um planejamento com metas, bastante transparente para a população como um todo, para que ela possa cobrar”. Segundo Moreira, o que tira a confiança das pessoas é o fato de esses planos lançarem promessas que não têm prazo definido para efetivação.

O subsecretário adjunto de estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), Carlos Krykhtine, observou que o plano diretor de estruturação pretende se tornar referência para projetos de desenvolvimento regional, e será uma ferramenta importante na articulação entre os governos estadual e federal, visando a obtenção de crédito para futuras obras nos municípios.

O território objeto do Pet-Leste é composto pelos municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Maricá, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Magé, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Teresópolis, Araruama, Saquarema e Nova Friburgo.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário