one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para o Dieese, os trabalhadores têm ganhos reais

Imagem:

Compartilhar:

FGV observa melhor desempenho do mercado de ações e comércio exterior em março

Criado em 16/04/14 18h33 e atualizado em 16/04/14 18h43
Por Daniel Mello Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil subiu 0,1% em março, comparado a fevereiro, e alcançou 124,9 pontos, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), feita em parceria com o The Conference Board (TCB).

A alta foi puxada por três dos oito componentes do índice, com melhores resultados no mercado de ações e no comércio exterior. “Porém, a volatilidade do índice no curto prazo sugere, no melhor cenário, um crescimento econômico brasileiro modesto no futuro próximo”, ressalta o economista do Ibre-FGV,  Paulo Picchetti.

Veja mais notícias sobre economia no Portal EBC

Para Ataman Ozyildirim, do TCB, apesar do Iace ter apontado melhora, a economia não deverá se reaquecer imediatamente. “Não estamos de volta a um cenário de aceleração. A combinação de um crescimento global fraco mais a redução gradual da política de quantitative easing (estímulo monetário) nos Estados Unidos não oferece esperanças de que o ritmo de crescimento possa acelerar nos próximos meses", avaliou o economista.

Em sentido contrário, o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE) do Brasil, medido na mesma pesquisa, caiu 0,2% em março, ficando em 129,1 pontos. O resultado vem após duas altas consecutivas – 0,1% em fevereiro e 0,9% em janeiro. Segundo Picchetti, a queda está relacionada ao desempenho fraco da produção industrial.

Elaborado a partir de uma parceria entre o Ibre-FGV e o TCB, o Iace para o Brasil foi lançado em julho de 2013. O indicador permite uma comparação direta dos ciclos econômicos do Brasil com os de outros 11 países. O The Conference Board é uma instituição independente, sem fins lucrativos, de atuação global em pesquisas e seminários sobre negócios.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário