one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quata-feira (17) a manutenção da obrigatoriedade de air bags e freios ABS nos automóveis produzidos no país a partir do próximo ano

Imagem:

Compartilhar:

Mantega discutirá crise mundial em Washington

Criado em 08/04/14 10h01 e atualizado em 08/04/14 11h32
Por Daniel Lima Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, embarca hoje para os Estados Unidos onde participará da reunião de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird). Antes, em São Paulo, deve se encontrar como o ministro de Finanças da Inglaterra, George Osborne. Mantega deve retornar ao Brasil no próximo domingo, informou o ministro da Fazenda.

Durante o encontro, a instituição liderada pela francesa Christine Lagarde deve discutir a situação da economia global que ainda enfrenta os efeitos da crise iniciada em 2008, destacadamente os problemas da Europa: a tensão na Ucrânia e as consequências para a economia da região da anexação, após referendo, da Crimeia pela Rússia. Agora, a situação voltou a se agravar: cresce o movimento de outros territórios reivindicando também a anexação.

Leia mais notícias sobre economia no Portal EBC

O Brasil deve provocar, no encontro, em Washington, a retomada das discussões sobre a reforma do FMI, uma das bandeiras do país, emperrada desde 2010: a reforma objetiva obter maior influência dos países emergentes nas decisões do Fundo. A presidenta Dilma tem criticado a estrutura atual do Fundo por entender que o seu funcionamento não reflete “a nova configuração de forças” do mundo.

A agenda detalhada do ministro, em Washington, EUA, não foi divulgada, mas outro assunto a ser discutido é a criação do Banco do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O banco deverá substituir, em parte, o papel do Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), dois tradicionais provedores de crédito dos países emergentes.

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, deve participar também da reunião de Mantega como o ministro de Finanças da Inglaterra, George Osborne, em São Paulo. Depois, Tombini segue para a reunião do FMI e do Banco Mundial nos Estados Unidos.

Editor: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário