one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio anuncia investimentos para criar terminal multimodal ferroviário no estado

Criado em 30/04/14 18h28 e atualizado em 30/04/14 18h41
Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O governo do estado do Rio de Janeiro decidiu retomar o uso de ferrovias para o transporte de cargas. Nesta quarta-feira (30) foi anunciado o início da construção do primeiro terminal multimodal  ferroviário do estado. A opção é uma alternativa para desafogar o tráfego nas principais rodovias e interligar indústrias aos portos fluminenses.

A um custo de R$ 240 milhões, o terminal multimodal será implantado no município de Queimados, na Baixada Fluminense,  com capacidade para transportar 2 milhões de toneladas de produtos de alto valor agregado, como petroquímicos, têxteis e automobilísticos.

Leia mais notícias de Economia no Portal EBC

De acordo com a subsecretária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, Dulce Ângela Arouca, Queimados foi escolhido pela proximidade estratégica com o Arco Metropolitano -  via expressa prevista para ser inaugurada antes da Copa do Mundo e que integrará os municípios metropolitanos, sem a necessidade de os veículos precisarem cruzar as cidades. Dessa forma, será possível integrar os municípios de Itaboraí, sede do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) com o porto instalado em Itaguaí.

“Retomar a ferrovia é bastante importante, porque estamos falando do transporte de carga de alto valor agregado, estamos falando de riqueza e de empregos”, declarou Dulce.  Segundo ela, toda a malha ferroviária já está pronta e será apenas reativada para o uso em grande escala.

O terminal multimodal ferroviário terá  impacto também sobre os municípios de Nova Iguaçu e Japeri, que junto com Queimados têm um dos menores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio. Nessas cidades está prevista a contratação de 1,3 mil profissionais.

Operado pela empresa Muito Logística Multimodal, o terminal está previsto para funcionar em 2015, com capacidade de carregar cerca de 120 mil contêineres e reduzir o fluxo nas estradas em cerca de 100 mil caminhões. Na mesma época está prevista a entrada em funcionamento do terminal interligado em Mogi das Cruzes, em São Paulo, integrando a malha ferroviária do Sudeste.

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário