one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Transportes contribuem para crescimento nominal do setor de serviços

Criado em 16/04/14 10h32 e atualizado em 16/04/14 10h48
Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O setor de serviços registrou crescimento nominal em fevereiro de 10,3%, na comparação com fevereiro do ano anterior. A expansão é a maior variação percentual desde abril de 2013, quando a taxa expandiu 11,6%. O resultado chega a ser 1,1 ponto percentual superior à alta revisada de 9,2% de janeiro deste ano e também maior que os 8,3% de dezembro do ano passado.

Com o resultado de fevereiro, a receita do setor de serviços acumula alta de 9,8%, nos últimos 12 meses (a taxa anualizada). Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje (16).

Segundo o IBGE, os serviços prestados às famílias cresceram 13,2%, os serviços de informação e comunicação, 7,5%, os serviços profissionais, administrativos e complementares, 9,3%, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, 14,7%, e outros serviços, 6,5%.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram).

As informações do IBGE indicam que o crescimento de 14,7% nos transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (com peso de 30,7% na estrutura do indicador) contribuiu de forma mais acentuada para o crescimento do setor de serviços em fevereiro, principalmente o transporte terrestre (17,6%).

O crescimento de 13,2% em fevereiro nos serviços prestados às famílias foi o maior dos últimos 12 meses neste tipo de comparação (igual mês do ano anterior). O resultado foi também superior ao crescimento de janeiro (13%) e de dezembro do ano passado (9,6%).

Para a alta nos serviços prestados às famílias, destacam-se, segundo o IBGE, os serviços de alojamento e alimentação, com crescimento de 13%, e outros serviços prestados às famílias, com variação de 15,1%.

A série da variação acumulada nos serviços prestados às famílias mantém movimento de crescimento contínuo ao longo dos últimos 12 meses, acompanhando o crescimento da massa de rendimento médio da população ocupada, que passou de R$ 44.953 milhões em março de 2013 para R$ 47.084 milhões em fevereiro de 2014 - crescimento de 4,7%.

Os serviços de informação e comunicação cresceram 7,5%. A taxa é inferior à de janeiro (8,7%), mas superior à de dezembro de 2013 (6,8%). Os serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que abrangem atividades de telecomunicações e tecnologia da informação, variaram 6%, e os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias cresceram 18,1%.

Com o resultado de fevereiro, o segmento de serviços de informação e comunicação representou 25,2% em termos de contribuição relativa no mês, contribuindo com 2,6 pontos percentuais (p.p.) para a composição absoluta do índice.

O crescimento nominal de 14,7% no segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, é superior às taxas de janeiro (9,7%) e de dezembro (11,4%).

Neste segmento, as maiores taxas foram registradas no transporte aquaviário (22,7%) e no transporte aéreo (20,6%), sendo que o transporte terrestre cresceu 11,8%. Os serviços de armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio variaram 17,1%. Esse segmento contribui, em termos relativos, com 42,7% e com 4,4 p.p, em termos absolutos para a composição do índice geral.

Editor Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário