one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão que atingiu a região Nordeste e o Pará na última semana, ocorreu por conta de um curto- circuito em um transformador na subestação de Imperatriz, no Maranhão.

Imagem:

Compartilhar:

Aneel dá mais prazo para distribuidoras pagarem custos de compra de energia

Criado em 29/07/14 13h45 e atualizado em 29/07/14 13h54
Por Sabrina Craide Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu hoje (29) adiar mais uma vez o prazo para que as distribuidoras de energia paguem parte do valor gasto com a compra de energia no mercado de curto prazo feita em maio. O pagamento estava previsto inicialmente para o início do mês, foi adiado para o dia 31 e agora passou para 28 de agosto.

Leia também no Portal EBC:

Grupo que monitora setor elétrico descarta risco de déficit de energia

Aneel publica regras para modalidade pré-paga de energia elétrica

Confira dicas para economizar energia elétrica

Segundo a Aneel, o objetivo do adiamento é que o saldo da Conta no Ambiente de Contratação Regulada (Conta-ACR) seja suficiente para a efetivação da liquidação. “O adiamento se dá devido à complexidade da operação do empréstimo à Conta-ACR e possibilita que, caso o aporte de recursos ocorra antes de 28 de agosto, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) possa antecipar a liquidação de maio/2014”, informou a agência.

A Conta-ACR foi criada para que as distribuidora possam captar empréstimos no mercado para cobrir as despesas com a compra de energia no mercado livre. Com a falta de chuvas e o baixo nível de água nos reservatórios das hidirelétricas, as distribuidoras tiveram que comprar energia mais cara para garantir o suprimento a seus clientes.

O governo federal pretende viabilizar um novo empréstimo, de R$ 6,5 bilhões, para ajudar as distribuidoras de energia elétrica a cobrir os gastos extras Em abril, foi autorizado um empréstimo de R$ 11,2 bilhões.

Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário