one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

BC: Medidas que liberam recursos para empréstimo não mudam previsões de inflação

Criado em 25/07/14 13h58 e atualizado em 25/07/14 14h24
Por Kelly Oliveira Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

As medidas anunciadas hoje (25), liberando recursos para os bancos emprestarem a empresas e famílias não alteram as projeções de inflação do Banco Central (BC). Essel posicionamento foi divulgado pela autarquia como resposta a jornalistas que questionaram se as medidas iriam em sentido contrário à estratégia de controle da inflação.

Leia mais notícias

“O banco acabou de divulgar a ata [da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC], da qual consta a descrição do cenário para a inflação. Além disso, cabe destacar que, como está claro na ata, neste cenário, leva-se em conta a evolução esperada para o mercado de crédito. Em suma, essas medidas em nada alteram as projeções de inflação do Banco Central do Brasil”, diz a nota divulgada pela instituição.

No último dia 16, o Copom optou por manter a Selic (taxa básica de juros da economia) em 11% ao ano, pela segunda vez seguida, após a taxa ter passado por um ciclo de nove altas consecutivas para conter a inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao manter a Selic, o comitê indica que elevações anteriores foram suficientes para controlar a inflação.

A ata da última reunião do Copom foi divulgada ontem (24) pelo BC. No documento, a instituição diz que espera por expansão moderada do crédito no país. Para o comitê, o crédito voltado para o consumo passou por uma moderação, de modo que nos últimos trimestres, houve redução de risco para os bancos e de endividamento das famílias.

O Copom também avaliou que a inflação ainda deve manter-se resistente nos próximos trimestres, mas tende a convergir para a meta no futuro, se a Selic, não for reduzida.

As medidas anunciadas nesta sexta-feira pelo Banco Central têm potencial para injetar até R$ 45 bilhões na economia.

Editor: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário