one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente da Comissão Europeia em encontro Brasil-Europa, em 2010

Imagem:

Compartilhar:

Durão Barroso diz "ser absurdo" União Europeia não ter acordo com Brasil

Criado em 21/07/14 16h26 e atualizado em 21/07/14 16h32
Por Vinícius Lisboa Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Apesar de reconhecer que há resistências de ambos os lados, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, voltou a defender hoje (21) que a União Europeia e o Brasil tenham um acordo de comércio bilateral, o que depende de uma assinatura com o Mercosul.

Leia também no Portal EBC:

Cooperação entre UE e o Mercosul é tema de encontro em Brasília

Durão Barroso diz que queda de avião pode agravar relação União Europeia-Rússia

"A mim, parece absurdo que a União Europeia tenha acordos de livre comércio com praticamente o mundo inteiro e não com o Brasil. O Brasil é o ponto mais importante do Mercosul", disse.

Durão Barroso afirmou que, como o Brasil, a União Europeia defendeu as negociações multilaterais da Rodada Doha, que, segundo ele, não avançaram porque alguns países, como Estados Unidos e Índia, "não estavam preparados". O bloco, então, partiu para negociações bilaterais e já fechou acordos com Coreia do Sul, países africanos, caribenhos e andinos, além de estar em negociação para um grande acordo com os Estados Unidos. Com o Mercosul, no entanto, ele disse que as negociações estão paradas.

Na avaliação do presidente da Comissão Europeia, o acordo com os norte-americanos não vai prejudicar a economia brasileira. O que pode causar isto, na visão dele, é a demora para fechar um acordo entre europeus e o Mercosul. "Se a União Europeia fechar um acordo com os EUA, abrindo para a carne bovina, por exemplo, que é um assunto importante para a economia brasileira, as importações são limitadas. Se abrirmos para o Canadá, os Estados Unidos e outros, quando formos fechar com o Brasil, pode não haver muito mais o que interessa".

O português afirmou que a relação com o Brasil é importante também para aumentar o comércio também com o Atlântico Sul, e que o país é um parceiro que compartilha de valores do bloco europeu, o que não ocorre com a China, por exemplo. Durão Barroso considerou Pequim um aliado importante inclusive na defesa do euro, mas disse que há pouca intimidade política com os valores de Bruxelas.

Para o líder do bloco, durante a crise, o projeto de integração da União Europeia superou a avaliação dos analistas, que chamou de "cassandras do pessimismo", em referência às videntes da mitologia grega que previam desastres. Segundo ele, o projeto do euro é político, e por isso, ele acreditava que sempre haveria vontade para mantê-lo. "O euro nunca esteve ameaçado. Continua sendo forte e estável. Alguns industriais se queixam de ser demasiadamente forte. Ninguém se queixa de o euro ser fraco".

Editora: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário