one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Movimento de consumidores para compras de Natal de última hora na região do Saara, no Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Expectativa do consumidor subiu 3% em julho, diz pesquisa da CNI

Criado em 31/07/14 12h58 e atualizado em 31/07/14 13h04
Por Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) aumentou 3% em julho na comparação com junho. O Inec alcançou 109,5 pontos nesse mês, informa a pesquisa divulgada hoje (31), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar disso, a CNI considera que a confiança dos brasileiros ainda é baixa. O Inec deste mês é 0,5% inferior ao de julho do ano passado.

Leia outras notícias no canal de economia

Para a CNI, a maior confiança é resultado, sobretudo, da melhora das expectativas dos brasileiros em relação à inflação, ao desemprego e à renda pessoal. “Parte dos consumidores que, nos meses passados, esperavam queda na renda e aumento da inflação e do desemprego, passou a acreditar na estabilidade desses indicadores”, diz a CNI.

O índice de expectativa de evolução da renda pessoal para os próximos seis meses aumentou 7,7% em julho em comparação ao mês anterior. Os índices de expectativa sobre a inflação e o desemprego aumentaram 7,1%. Quanto maior é o aumento dos índices, mais otimistas são as perspectivas.

A melhor avaliação da situação financeira também contribuiu para o aumento da confiança do consumidor em julho. "O indicador aumentou 5,3%, refletindo um menor número de consumidores que perceberam piora na sua situação financeira nos últimos três meses", diz a CNI.  "O índice de compras de maior valor recuou 3,3%, o que aponta redução na expectativa de consumo desses bens", destaca a pesquisa.

A pesquisa da CNI foi feita em parceira com o Ibope Inteligência e ouviu 2.002 pessoas em todo o país, entre 18 e 21 de julho.

Editora: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário