one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo lança portal BrasilExport para facilitar comércio exterior

Criado em 02/07/14 11h46 e atualizado em 02/07/14 12h09
Por Carolina Sarres Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

O governo brasileiro lançou hoje (2) página na internet para promover e facilitar o comércio exterior. O BrasilExport - Guia de Comércio Exterior e Investimento reúne informações de como exportar, importar e investir, além de dados sobre logística no país, acordos tarifários, notícias e eventos relacionados ao comércio exterior.

Leia também no Portal EBC:

Edward Snowden solicita à Rússia prorrogação do asilo temporário

Sistema torna possível que deficiente visual e auditivo acompanhe a Copa

Em espanhol, inglês e português, as informações disponibilizadas no site são uma compilação atualizada de dados do governo, que visa a promover as trocas comerciais entre o Brasil e outros países, além de captar investimentos estrangeiros. No portal, é possível também tirar dúvidas especificas, por meio de um sistema de envio de perguntas e respostas.

"O BrasilExport é uma plataforma extremamente relevante porque cria uma coordenação de um conjunto de informações que já eram produzidas pelo governo. No entanto, agora, podemos compartilhar, em um mesmo sítio eletrônico, todo o conjunto de informações relevantes para as atividades de comércio", destacou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauro Borges.

Para o ministro, essa ferramenta é um esforço de acompanhar a transição do perfil da economia mundial, que sai de um momento de crise para um período de expansão, especialmente a partir de 2015 e 2016. "Nossa escala [de comércio] de hoje merece instrumentos inteiramente compatíveis com os dias que vivemos, em que a força das ferramentas digitais é fundamental para a efetivação do comércio", explicou o ministro, ao ressaltar que o comércio exterior brasileiro soma cerca de US$ 500 bilhões – quatro vezes mais do que no começo da década de 2000.

Para o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, o BrasilExport será uma forma de desburocratizar o sistema de comércio exterior brasileiro e permitirá a difusão de conhecimento relacionado ao tema. "Essa iniciativa, entre três ministério, ampliará cada vez mais e aperfeiçoará a nova realidade de administração púbica, cujos temas são transversais e merecem tratamento sistêmico."

Editor: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário