one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quata-feira (17) a manutenção da obrigatoriedade de air bags e freios ABS nos automóveis produzidos no país a partir do próximo ano

Imagem:

Compartilhar:

Mantega manifesta otimismo sobre renegociação da dívida argentina

Criado em 29/07/14 21h33 e atualizado em 29/07/14 21h52
Por Welton Máximo Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, manifestou hoje (29) otimismo com a renegociação da dívida soberana da Argentina. Segundo ele, ainda existem chances de o país chegar a um acordo com os fundos abutres (que compram títulos podres e cobram o valor na Justiça) e evitar o calote.

Confira no Portal EBC:

Bancos privados e credores europeus tentam salvar Argentina da moratória

Cristina agradece solidariedade do Mercosul contra "agressão dos fundos abutres"

“Acho difícil que isso [o calote] aconteça, pelo seguinte: se houver moratória - estou raciocinando - a Argentina não vai pagar nada para os fundos abutres nem para os outros credores. Vai ter de fazer outra reestruturação, o que seria ruim para todo mundo. Então, é uma situação que vale a pena para todos renegociar”, analisou Mantega.

O ministro lembrou que o juiz de primeira instância de Nova York, que obrigou o pagamento da dívida a parte dos fundos abutres, flexibilizou alguns pagamentos, o que abre caminho para um acordo. “Espero que não haja novo default (calote). Não seria conveniente nem para os fundos abrutres”, declarou.

Mantega descartou ainda que uma eventual moratória argentina tenha impacto sobre as exportações brasileiras para o país vizinho. “Aquilo que tinha de ajustar já ajustou. Estamos exportando menos”, disse. Segundo ele, iniciativas como o acordo automotivo, assinado com o governo argentino, no início de junho, melhoraram o fluxo de comércio. O ministro disse, no entanto, que as exportações para a Argentina não têm como crescer muito em 2014. “Até deu uma melhorada, mas como eles não estão crescendo muito neste ano, estão comprando menos do Brasil”, explicou.


Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário