one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Expectativa do consumidor piora em agosto, diz CNI

Criado em 28/08/14 13h03 e atualizado em 28/08/14 13h06
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A expectativa do consumidor em relação à economia piorou em agosto, em comparação a julho, mostra o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado hoje (28) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em agosto, esse índice foi 108,3 pontos, ante 109,5 em julho.

Quanto maior for o índice, maior será o percentual de pessoas com expectativa de queda na inflação ou no desemprego, maior a expectativa para aumento da renda pessoal e, consequentemente, as compras de bens de maior valor.

De acordo com a entidade, esse recuo de 1,1% no período reverte parte da melhora observada em julho ante os meses anteriores, quando atingiu 113,9 pontos. O índice está 1,8% abaixo do registrado em agosto de 2013, reforçando, segundo a CNI, o cenário pessimistas do consumidor. Apesar de estar entre os menores valores desde março de 2009, o índice de agosto supera o dos meses de maio e junho de 2014.

Entre os componentes do Inec, três índices registraram melhora na comparação com agosto de 2013: renda pessoal (aumento de 0,9%), endividamento (0,3%) e compras de bens de maior valor (0,4%). Esse último foi o único que apresentou melhora também na comparação com a expectativa registrada em julho (3,7%).

Os demais índices tiveram queda, entre eles os relativos às expectativas com a inflação (-7,6% na comparação com julho de 2014 e -8,7% com agosto de 2013), o desemprego (-1,4% na comparação com o mês anterior e -5,9% ante o mesmo mês de 2013) e a situação financeira (-2,5% e -1,7%, respectivamente).

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário