one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dinheiro

Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar:

Índice de Confiança do Consumidor paulistano apresenta leve recuperação

Criado em 19/08/14 11h12 e atualizado em 19/08/14 11h22
Por Marli Moreira Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da cidade de São Paulo apresentou ligeira recuperação, em agosto, com crescimento de 0,9% sobre julho ao atingir 110,5 pontos. Comparado a igual mês de 2013, porém, há uma queda de 16,9%. A pesquisa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Leia mais notícias

A medição varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total) e serve para verificar como os consumidores avaliam a evolução da economia. O resultado é usado por empresários do comércio e da indústria na tomada de decisões quanto aos investimentos.

A apuração indica que o público feminino foi o que mostrou maior confiança, com alta de 4,3% e 111 pontos, no segundo crescimento consecutivo. Por faixa de renda, as que recebem dez salários ou acima ampliaram o grau de confiança em 4,7%. Entre os homens houve queda na confiança de 2,3%.

Foi constatada alta nos dois componentes que avaliam a percepção dos consumidores em relação ao presente e ao futuro, no curto prazo. O Índice das Condições Econômicas Atuais aumentou 0,8% ao atingir 110,1 pontos, e o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) cresceu 1%, com 110,8 pontos.

“O arrefecimento dos índices de inflação observado nos últimos meses, aliado à segurança de emprego são fatores importantes para o impulso positivo da confiança do consumidor”, avalia a entidade.

A FecomercioSP informou também que para esse levantamento foram consultados 2,1 mil consumidores da cidade de São Paulo com a distinção de sexo e perfil de renda. O índice é referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), na tomada de decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

Editora:  Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário