one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Antena de telefone celular

Imagem:

Compartilhar:

Radiodifusores consideram recursos insuficientes para digitalização do sinal

Criado em 21/08/14 20h13 e atualizado em 21/08/14 20h35
Por Sabrina Craide Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) considerou insuficiente o valor estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cobrir os custos de redistribuição dos canais de televisão que ainda ocupam a faixa de 700 megahertz (MHz). A frequência será leiloada em setembro para ser usada pela tecnologia 4G (quarta geração).

Segundo a entidade, os radiodifusores calculam um valor muito superior aos R$ 3,6 bilhões previstos no edital, e a associação já estuda as medidas cabíveis a serem adotadas.

O edital do leilão da faixa de 700 MHz foi publicado hoje (21) pela Anatel. O documento prevê que as empresas de telefonia que vencerem a licitação terão que arcar com custos adicionais para solucionar problemas de interferências do sinal na banda larga móvel de TV digital e para a liberação da faixa, que atualmente é ocupada por emissoras de TV analógica, que terão que digitalizar seus sinais. Para o presidente da Anatel, João Rezende, os recursos destinados para isso serão suficientes. O edital prevê que, se faltar recursos, eles deverão ser bancados pelos compradores da faixa.

Mas, para a Abert, a forma como está proposta no edital gera insegurança. “A garantia de aportes complementares, na hipótese de insuficiência de recursos para a execução das atividades de mitigação, como proposto no edital, gera insegurança jurídica quanto ao seu efetivo cumprimento, por apresentar caráter abrangente”, diz a entidade.

Segundo o edital, os preços mínimos das outorgas somam R$ 7,7 bilhões. O leilão foi marcado para o dia 30 de setembro.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário