one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nova carteira de trabalho

Imagem:

Compartilhar:

Rio fecha mais de 7 mil empregos e tem pior resultado de julho entre os estados

Criado em 21/08/14 17h10 e atualizado em 21/08/14 17h28
Por Marcelo Brandão Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O Rio de Janeiro fechou mais de 7 mil vagas de emprego em julho de 2014, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na tarde de hoje (21). O estado registrou a maior redução de empregos no país no mês, quando registrou 150.944 admissões e 157.993 demissões, representando um decréscimo de 0,18%.

O estado teve o pior desempenho em uma lista de dez que  encerraram julho com menos vagas de trabalho em relação ao mês anterior. Outro destaque negativo é o Rio Grande do Sul, com redução de mais de 6 mil postos formais (-0,24%). Os outros estados são Roraima, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

São Paulo, por sua vez, registrou o maior saldo de geração de empregos entre os estados do país. Foram 8.308 empregos formais gerados a mais no estado, resultado de 514.230 admissões e 505.922 demissões. Esse acréscimo representa 0,06%. O maior percentual de acréscimo de postos de trabalho, no entanto, pertence ao Tocantins, com 1,05%, com acréscimo de 1.762 vagas. O Pará também se destaca positivamente, com 6.287 vagas a mais no mês (0,79%).

Leia outras notícias sobre Economia

Os dados do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostraram ainda que  o ano de 2014 registrou a menor geração de empregos formais para o mês de julho desde 1999, com criação de 11.796 postos de trabalho. O chefe da pasta, Manoel Dias, reconheceu o recuo na geração de empregos, que já chegou a registrar mais de 203 mil vagas, em julho de 2008, mas demonstrou otimismo para reverter o quadro. “Chegamos ao fundo do poço. Agora vamos continuar recuperando a geração de emprego”, disse.

Para a recuperação esperada, o ministro conta com investimentos estrangeiros no país, dentre outras iniciativas internas, como o anúncio de liberação de mais recursos para concessão de créditos bancários e pela manutenção das alíquotas reduzidas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos.

Dias, no entanto, advertiu que o Brasil não terá números como o de 2008 porque, segundo ele, a demanda por emprego é menor. “Esse conjunto de investimentos vão recuperar o nível de emprego, que certamente não será o de cinco anos atrás porque estamos vivendo o pleno emprego. Então, a demanda por emprego também se reduziu”.

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário