one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o primeiro estágio do leilão de para a tecnologia 4G e da faixa de frequência de 450 mega-hertz

Imagem:

Compartilhar:

TCU retira medida que impedia publicação do edital de 4G

Criado em 20/08/14 16h08 e atualizado em 20/08/14 16h17
Por Sabrina Craide Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) revogou hoje (20) a medida cautelar que impedia a publicação do edital do leilão da faixa de frequência de 700 mega-hertz (MHz), que será usada para a tecnologia 4G. A cautelar tinha sido emitida no início do mês, porque o relator da matéria, ministro Benjamim Zymler, pediu novos esclarecimentos à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Leia também:

Entenda como funciona a edição de verbetes na Wikipédia

Justiça proíbe aplicativos Secret e Cryptic

O edital ainda será analisado pelo plenário do TCU. A Anatel pode publicar o edital antes do aval do tribunal, mas, se forem feitas recomendações de mudança, o documento terá que ser modificado. Usualmente, as agências reguladoras aguardam a aprovação do tribunal antes de publicar os editais de licitação.

Zymler disse que a principal dúvida em relação ao leilão era relacionada à isonomia entre as empresas que entrarem para operar na faixa de 700 MHz e as que já oferecem o 4G por meio da faixa de 2,5 giga-hertz (GHz), licitada em 2012.  Mas, para ele, as informações prestadas pela Anatel foram suficientes para esclarecer a questão. “Entendo que não existem mais óbices para a continuidade da licitação, mas saliento que uma análise mais profunda e ampla da matéria será realizada quando do julgamento do processo licitatório. Nesse momento, poderá haver necessidade de expedir eventuais determinações corretivas”, disse o ministro.

O ministro também questionou os valores de indenizações que teriam que ser pagas pela limpeza da faixa de frequência, que atualmente é usada por emissoras de televisão aberta analógica. Outras dúvidas eram em relação à criação de uma empresa que será responsável pela limpeza dessa faixa.

A faixa de 700 MHz vai complementar a de 2,5 giga-hertz (GHz), leiloada em junho de 2012, também para a tecnologia 4G. Enquanto a frequência de 2,5 GHz tem mais capacidade e raio de cobertura menor, a de 700 MHz tem abrangência maior e necessita de menos antenas, além de ser usada por diversos países, como os Estados Unidos e a Argentina.

Edição Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário