one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Adiamento de leilão para usina no Rio Tapajós não aumenta demanda por energia

Criado em 17/09/14 22h21 e atualizado em 17/09/14 23h00
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A alteração na data do leilão para a construção da Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará, que estava previsto para 15 de dezembro, não vai aumentar a demanda por energia, de acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Segundo ele, "a usina já estava planejada para dezembro de 2020, não era para 2019. Então não muda nada a demanda para o leilão de agora”.

De acordo com Tolmasquim, o governo ainda não decidiu a data em que a usina será leiloada, e admitiu que se isso não ocorrer no começo de 2015, será preciso incluir outros tipos de fontes de energia no certame seguinte. “Se a gente não botar para leiloar no início do ano, aí vamos ter que incluir outras fontes”, revelou.

O Ministério de Minas e Energia (MME) revogou nesta terça-feira (16) a Portaria 485, publicada na sexta-feira, que marcava o leilão para construção da usina, no Rio Tapajós, para o dia 15 de dezembro deste ano.

A mudança levou em consideração a necessidade de complementar o sistema de consultas com a avaliação da parte indígena. “A usina não vai ser impingida a ninguém. Ela vai ser feita passando por todos os trâmites. Pelas audiências públicas, pelas consultas aos indígenas, pelos estudos. Vai atrasar um pouco a licitação para que seja tudo bastante sólido, para que não haja ninguém achando que houve algum tipo de atropelo. Que seja feito com calma, escutando a todos, ouvindo todas as argumentações. Esse é que foi o espírito”, esclareceu ao explicar o motivo para anulação da portaria.

Para o presidente da EPE, nunca houve intenção de fazer o leilão sem considerar a avaliação da parte indígena. Conforme informou, era um processo paralelo de avaliação, e se até a data do leilão não fosse concluído, se mudaria o dia do certame. “Nunca se pensou em licitar sem ter o acordo da Funai [Fundação Nacional do Índio]. Mas tem o problema de compreensão das próprias comunidades indígenas, que não entendem, e acham que a decisão já está tomada, quando não está. Então, a gente - por bem, para não criar nenhum tipo de tensão e não ter nenhum tipo de mal entendido - resolveu postergar para fazer antes o processo todo e depois correr o prazo normal de leilão”, disse.

Tolmasquim participou hoje (17), da Rio Oil & Gas Expo and Conference, no Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro - encontro que reúne especialistas nacionais e estrangeiros. Ele foi moderador do painel O Gás Natural na Matriz Elétrica Brasileira e ouviu algumas dificuldades que o setor apresenta, como o elevado custo das operações. Ele reconheceu que ainda não é possível ter certeza da quantidade de gás que pode ser produzido na área do pré-sal. “Há uma série de questões que levam a incertezas sobre a quantidade”, disse.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário