one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidenta Dilma Rousseff participa do diálogo da Indústria com candidatos à Presidência da República promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Imagem:

Compartilhar:

Após alta em agosto, Dilma reafirma esforço para manter inflação na meta

Criado em 05/09/14 17h42 e atualizado em 05/09/14 17h53
Por Luana Lourenço Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (5) a política de pleno emprego do governo, e disse que tem compromisso com o controle da inflação. Com os dados de agosto, divulgados mais cedo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o acumulado da inflação chegou a 6,51% em 12 meses, ultrapassando o teto da meta, de 6,5%, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Dilma disse que a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês passado, de 0,25%, está dentro do esperado pelo governo, e adiantou que, para setembro, a expectativa é de variação menor, “uma inflação comportada”.

Veja também no Portal EBC:

Inflação deste ano deve ficar perto de 6%, diz secretário de Política Econômica

Reajustes nas tarifas de energia elétrica pressionam inflação, explica IBGE

Firjan defende redução dos gastos públicos para recuo da inflação

“Fazemos todo o esforço para garantir inflação sob controle, porque a inflação é algo que prejudica fundamentalmente os trabalhadores, os empresários, os que produzem. Só ganha quem controla mais as condições de aplicação - geralmente o sistema financeiro -, o resto da sociedade perde”, avaliou depois de participar da 37ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), em Esteio (RS).

“Meu compromisso é com o centro da meta [de 4,5%], procurarei sistematicamente buscar o centro da meta. Agora, para isso não vou desempregar o povo brasileiro”, acrescentou.

Dilma negou que os preços administrados, como os dos combustíveis, estejam contidos para evitar aumento da inflação. Ela defendeu a política do governo, de não atrelar o preço da gasolina ao mercado internacional do petróleo, sujeito a variações por causa de disputas geopolíticas, segundo ela.

A presidenta também negou a possibilidade de “tarifaço” de energia elétrica, nos próximos meses.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário