one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

CMN facilita aplicações de estrangeiros no mercado financeiro nacional

Criado em 29/09/14 21h03 e atualizado em 29/09/14 22h04
Por Wellton Máximo Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Os investidores estrangeiros terão facilidade, a partir de agora, para aplicar recursos no mercado financeiro e de capitais brasileiro. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje (29) resolução que permite não residentes no país a usar contas mantidas no Brasil para fazer aplicações. Eles também poderão emitir ordem de pagamento do exterior, em reais.

Até agora, apenas empréstimos e financiamentos no exterior e investimentos diretos (vinculados à geração de empregos) contavam com a possibilidade. Os aplicadores internacionais precisavam movimentar dinheiro do exterior para investir no mercado financeiro. A mudança está prevista para entrar em vigor em 2 de março de 2015.

A resolução também autoriza companhias estrangeiras, que lancem certificados de depósitos na Bolsa de Valores brasileira, e companhias brasileiras, que façam o mesmo nas bolsas do exterior, a usarem quaisquer valores mobiliários para lastrear os instrumentos chamados depositary receipts (DR). Até agora, os DR podiam estar vinculados apenas a ações. Pela nova regra, os títulos emitidos pelas empresas - como debêntures e letras financeiras - também poderão servir de base para esses tipos de depósito.

Segundo o Banco Central (BC), as mudanças pretendem simplificar procedimentos e dar maior clareza às regras. De acordo com o órgão, as alterações contribuem para reduzir custos e aumentar a segurança jurídica das aplicações financeiras de estrangeiros no país. O BC e a Comissão de Valores Mobiliários precisarão emitir normas adicionais até março, quando as novas regras entrarem em vigor.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário