one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Terminal de empresa de transporte de soja ligada ao Grupo Maggi. Reforma da BR-364 impulsionou escoamento do grão pelo porto da capital de Rondônia. Em 2007, cerca de 3 milhões de toneladas foram embarcadas para Ásia e Europa

Imagem:

Compartilhar:

Diferentemente do restante do país, Roraima começa colheita de soja este mês

Criado em 20/09/14 10h48 e atualizado em 20/09/14 12h08
Por Mariana Branco Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Enquanto no restante do Brasil terminou a colheita de soja e foi iniciado o plantio para a próxima safra, Roraima tem realidade diferente. Situado no Hemisfério Norte e com regime de chuvas diferente das demais regiões, o estado  começa a colher o grão agora. Trata-se, no momento, do único local com oferta de soja no país. A quantidade plantada na área ainda é pouco representativa no cenário nacional. Mas a produção, destinada principalmente à exportação, tem potencial para crescer.

Segundo dados da Expedição Safra, projeto que monitora a produção de grãos no Brasil e no mundo, com 18 mil hectares cultivados, o estado colherá 50 mil toneladas este ano.  O volume é pequeno no universo de 86,12 milhões de toneladas de soja previstas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra de 2014. Mas Giovani Ferreira, coordenador do projeto, ressalta a perspectiva de crescimento e a importância local da atividade.

Ele ressalta que a colheita prevista para este ano representa 100% de crescimento em relação à da safra anterior. Giovani cita ainda projeções da Expedição Safra, segundo as quais em 2019 a área plantada de soja será 120 mil hectares, o que, calcula, pode resultar em uma colheita de 360 mil toneladas do grão. “É um impacto grande na economia local, porque a soja tem grande valor agregado. Tem impacto médio na economia regional e, quando a gente fala de participação na produção nacional, tem que esperar [o crescimento nos próximos anos] para avaliar”, comenta.

O coordenador acredita que a elevação na produção de soja em Roraima pode superar as projeções. “Pode ser mais do que isso [estimativa], a depender do processo de regularização de terras”. Há alguns anos, a União iniciou processo de transferência de terras para o estado de Roraima. Muitos ocupantes estão às voltas com regularização da titularidade e licenciamento ambiental. No início de setembro, o Supremo Tribunal Federal determinou a suspensão das transferências da União até a regulamentação da Lei 10.304/2001, que trata do assunto. 

Segundo Giovani Ferrreira, a melhora na infraestrutura também pode ajudar na expansão da soja na região. “[O produtor] precisa de empréstimos para armazéns. Hoje, o número é muito pequeno. Você colhe e já tem que escoar”, acrescenta. O escoamento tem sido feito por Manaus ou Itacoatiara.

No caso da capital amazonense, a 700 quilômetros de Boa Vista, como o porto não tem estrutura para embarcar grãos em navios, o embarque de 23 mil toneladas exportadas à Rússia na safra passada ocorreu em sacolas, o que gerou custo adicional aos produtores. Em Itacoatiara há estrutura para o embarque, mas é preciso rodar 270 quilômetros adicionais para chegar à cidade e o porto é particular. “A logística [atualmente] é básica, mas pode melhorar”, diz Ferreira.

Segundo o produtor rural Geison Nicaretta, presidente da Comissão Organizadora da Colheita de Soja do Estado de Roraima, o escoamento ideal seria por Georgetown, capital da Guiana Inglesa, a 650 quilômetros de Boa Vista e onde há um porto adequado. Mas, por enquanto, não há asfalto que permita chegar lá. “Estão sinalizando que vai ter duas hidrelétricas e, quando sair, o asfalto é um dos requisitos”, informou, referindo-se a projeto debatido entre o governo brasileiro e a Guiana para a construção das hidrelétricas em território guianense e uma rota por terra até Roraima.

Geison explica que, em Roraima, o período de chuvas começa em maio e vai até o fim de setembro. “A janela de plantio é a mesma dos Estados Unidos. A gente planta em maio e setembro é a colheita”, explica. No restante do Brasil, a soja é plantada entre setembro e outubro e colhida em janeiro. “Quando eles [outros produtores] terminam, nós estamos nos preparando [para começar].  É vantajoso porque, quando a gente vai comercializar o nosso grão, no resto do Brasil não está tendo mais soja. Então a gente pega preços mais elevados. E a nossa soja é convencional não é transgênica”, diz.

Editor Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário