one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Observação Notas Dinheiro Cinquenta Real Economia

Imagem:

Compartilhar:

Empresas aumentam busca por crédito em 0,7% no mês de agosto

Criado em 16/09/14 10h46 e atualizado em 16/09/14 11h05
Por Marli Moreira Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

As empresas aumentaram em 0,7% a procura por crédito em agosto, na comparação com o mês anterior, segundo o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a demanda cresceu 6,2% e de janeiro a agosto, 2,5%. Apesar dessa elevação, os economistas da Serasa Experian avaliam que o comportamento ainda é de cautela.

Leia também: 

Gasolina em alta e entressafra da carne pressionam inflação semanal

Setor de serviços tem alta de 4,6% na receita nominal

“A ligeira alta da busca empresarial por crédito em agosto revela que a disposição das empresas em ampliar seus níveis de endividamento continua contida pelo fraco desempenho da atividade econômica e pelo encarecimento, quase que generalizado, das linhas de crédito tendo em vista os riscos de inadimplência mais elevados, associados à deterioração do cenário econômico”, diz a nota técnica sobre o resultado.

As micro e pequenas empresas ampliaram a busca em 0,8% sobre julho último; as grandes empresas 0,2% e as médias recuaram em 0,3%. No acumulado deste ano, as grandes empresas foram as que mais avançaram na procura com taxa de 8,2% na comparação com o mesmo período de 2013. Nas micro e pequenas empresas, houve aumento de 2,8% e nas de porte médio, queda de 2,8%.

A maior procura em agosto foi verificada nas empresas do setor comercial com um avanço de 2% ante o mês anterior. O segmento da indústria aumentou 0,8% e o mesmo percentual só que em movimento de recuo foi registrado na área de serviços. Já nos oito primeiros meses do ano, o setor da indústria foi o que mais buscou crédito, com crescimento de 5,4%. Nos serviços, houve alta de 4,8% e no comércio queda de 0,2%.

A Região Centro-Oeste liderou a demanda com alta de 4,6%, seguida pela regiões Nordeste (1,3%), Norte (0,9%) e Sudeste (0,4%). Já no Sul ocorreu queda de 0,8%. No acumulado do ano desde janeiro, as regiões Norte e Centro-Oeste registraram cada uma delas alta de 7,6%. Em seguida, aparece o Nordeste (5%); o Sul (1,8%) e o Sudeste (0,7%).

Edição Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário