one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Estatais de energia podem contratar novas operações de crédito

Criado em 01/09/14 12h10 e atualizado em 01/09/14 12h36
Por Pedro Peduzzi* Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O governo federal ampliou de R$ 800 milhões para R$ 1,9 bilhão o valor das contratações envolvendo operações de crédito destinados ao saneamento econômico e financeiro das empresas estatais de energia elétrica. A medida, anunciada na semana passada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (1º), em resolução do Banco Central. Por meio dela, a autoridade monetária pretende facilitar a reestruturação de dívidas dessas empresas.

Leia também no Portal EBC: 

Alimentos sobem e provocam avanço da inflação

Cai previsão do mercado para crescimento da economia

A decisão foi motivada pela aquisição da Companhia Energética de Goiás (Celg) pela Eletrobras. No caso da Celg Distribuidora, foi feito um acordo com a Eletrobras e com o estado de Goiás de venda do controle da companhia. "Para a Eletrobras adquirir a Celg, foi necessário que a empresa mudasse seu perfil de dívida”, explicou Aílton Madureira, coordenador-geral de Investimento Público do Tesouro Nacional, durante o anúncio das medidas.

Assim, uma estatal do setor poderá alterar o perfil da sua dívida, negociando o pagamento em um prazo maior ou trocando o perfil de juros, de uma dívida com juros mais caros para uma com níveis mais baratos. Apesar de motivada pela negociação entre Celg e Eletrobras, a medida vale para as demais estatais de energia elétrica.

Editor: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário