one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Inflação medida pelo IPC-S avança para 0,43% na terceira semana de setembro

Criado em 23/09/14 09h18 e atualizado em 23/09/14 09h21
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) ficou em 0,43% na terceira semana de setembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa é 0,04 ponto percentual superior à verificada na segunda semana de setembro, que foi 0,39%.

Presidenta Dilma Rousseff entrega de chaves e inaugura os conjuntos residenciais Zé Keti e Ismael Silva, do Minha Casa Minha Vida, no bairro do Estácio (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Despesa com habitação puxou os preços ao consumidor na terceira semana de setembro, segundo o IBGEFernando Frazão/Agência Brasil

O aumento da taxa foi puxado, principalmente, pelo grupo de despesas de habitação, onde a  taxa passou de 0,46%, na segunda semana, para 0,51% na terceira semana. O principal item responsável pela inflação nesse segmento foi a eletricidade residencial, que ficou 1,66% mais cara na terceira semana de setembro.

Outros grupos que contribuíram para a alta do IPC-S foram comunicação (a taxa subiu de 0,09% para 0,45%), alimentação (de 0,43% para 0,47%) e transportes (de 0,28% para 0,29%).

Já os três grupos de despesas que tiveram queda na taxa entre as duas semanas foram saúde e cuidados pessoais (0,53% para 0,47%), vestuário ( -0,01% para -0,02%) e despesas diversas (de 0,20% para 0,19%). O grupo educação, leitura e recreação manteve a mesma taxa nas duas semanas: 0,64%. O IPC-S é calculado semanalmente com base em preços coletados no período de um mês.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário