one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mantega: decisão do Banco Central americano sobre juros não muda nada

Criado em 18/09/14 14h04 e atualizado em 18/09/14 14h06
Por Daniel Lima – Repórter da Agência Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, minimizou a decisão do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), que anunciou a manutenção dos estímulos à economia do país, com a manutenção de juros de curto prazo em baixos patamares por um período “considerável”.

Para Mantega, a decisão do Fed não altera o prazo para o fim da recompra de títulos do Tesouro do país, medida que injetou recursos no mercado financeiro com o objetivo de enfrentar a crise. Os mercados emergentes temem que, com o país mais atrativo, os investidores migrem para os Estados Unidos e que isso pressione, por exemplo, o dólar e as exportações.

“A decisão do Fed me parece que não muda nada. O que foi dito é que a taxa de juros [norte-americana] poderá subir se a economia de fato melhorar, mas pode ficar onde está, se não melhorar. Portanto, noves fora, nada”, afirmou o ministro.

Mantega disse que, com o cenário de desaceleração da economia mundial e com a Europa, a China e o Japão sem bons resultados, a situação ainda é de incertezas. “Então, eu acredito que continuaremos ainda tentando superar essa recessão. Isso, a meu ver, não modifica a velocidade de ajuste da taxa de juros americana. Vai ser para o próximo ano e, mesmo assim, sujeito à confirmação de que a recuperação da economia é sólida”, concluiu.

Editor Nádia Franco
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário