one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mensagem celular

Imagem:

Compartilhar:

Anatel adia decisão sobre prorrogação de uso de frequências para TIM e Oi

Criado em 30/10/14 21h33 e atualizado em 30/10/14 23h11
Por Sabrina Craide Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou hoje (30) novamente o pedido de prorrogação do prazo para uso de radiofrequências na faixa de 1,8 giga-hertz para as empresas TIM e Oi. A faixa é usada principalmente para os serviços de voz, com a tecnologia 2G (segunda geração). Depois da apresentação dos votos dos relatores, que durou quase quatro horas, o presidente da agência, João Rezende, pediu vista do processo.

Nos dois casos, a procuradoria da Anatel sugeriu que o Conselho Diretor não aprovasse os pedidos das operadoras, pois as empresas não respeitaram os prazos determinados na Lei Geral de Telecomunicações para fazer a solicitação. As empresas argumentam que o prazo deve ser contado a partir da data de publicação da autorização para uso da frequência, mas a procuradoria da agência entende que o prazo começa a valer na data de assinatura do termo de autorização. A prorrogação deve ser pedida pelo menos três anos antes do vencimento do prazo.

Veja também no Portal EBC:

Anatel divulga novas regras para divulgação de planos de celular

A partir do dia 2 celulares terão nono dígito em cinco estados

Os advogados das duas empresas apresentaram argumentos para convencer os diretores a prorrogarem o prazo. “Se a Anatel tem condições de cumprir sua função, não há sentido aplicar rigor e formalismo próprios de um processo judicial. É necessário evitar uma decisão potencialmente apta a trazer insegurança para o setor e reflexos negativos para o conjunto dos serviços”, disse o defensor da Oi, Marçal Justen Filho.

Seguindo orientação da procuradoria da agência, o relator da proposta sobre a TIM, Igor de Freitas, negou a prorrogação do prazo para a operadora, por não ter observado os prazos previstos, e ainda propôs nova licitação. Argumentando interesse público, o conselheiro Jarbas Valente, relator do processo da Oi, recomendou a aprovação da prorrogação dos prazos.

A TIM informou que está confiante na prorrogação das radiofrequências. "A companhia considera que o debate sobre qualquer matéria regulada é natural a um órgão colegiado e contribui para o aprimoramento das soluções adotadas", disse a empresa, em nota. A Oi não se posicionou.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário