one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fluxo cambial: mais dólares no país

Imagem:

Compartilhar:

Caem investimentos estrangeiros nos países da América Latina e Caribe

Criado em 23/10/14 15h22
Por Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

O investimento estrangeiro direto (IED) caiu 23% durante o primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado nos países da América Latina e Caribe, totalizando US$ 84 bilhões informou hoje (23) a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Por outro lado, em nível global, estima-se que os fluxos de IED vão aumentar 10% em relação a 2014 devido, principalmente, ao investimento recebido pelos países desenvolvidos, destacou o organismo regional das Nações Unidas, em nota à imprensa.

Os dados divulgados hoje são atualizados a cada ano e publicados no relatório Cepal Investimento Estrangeiro Direto na América Latina e no Caribe, cuja última edição foi lançada em maio.

Leia também:

América Latina e Caribe redobram esforços contra o trabalho infantil

Economia verde requer mudança no consumidor, avaliam líderes do 3GF

Entre os fatores que explicam o declínio no IED para a região estão a ausência de grandes aquisições de empresas durante o primeiro semestre de 2014 (para compensar as operações no mesmo período do ano passado), além da redução de investimentos em mineração, devido à queda dos preços dos metais.

No caso do Brasil, o país registrou aumento de 8% no IED durante os primeiros oito meses de 2014 em relação ao mesmo período de 2013, e as estimativas oficiais indicam que a receita anual será semelhante a do ano anterior.

Os dados da Cepal indicam também que os investimentos brasileiros diretos no exterior, durante os primeiros oito meses do ano, foram positivos pela primeira vez desde 2010. A dívida negativa entre controladoras e controladas continuou a um ritmo semelhante ao do ano anterior, o que indica que a prática de empresas brasileiras de empréstimos no estrangeiro não mudou. Entre janeiro e agosto de 2014 essas saídas foram compensadas por um aumento de 48% no capital dessas empresas.

O relatório da comissão, aponta ainda que boa parte da queda de investimentos estrangeiros diretos se concentraram no México, após a compra em 2013 da cervejaria Modelo por parte da multinacional belga Anheuser-Busch InBev e em operações da participação acionária AT&T, empresa de telefonia. O documento destaca, no entanto, que essas situações são atípicas e que o México continuou recebendo investimentos estrangeiros em nível similar aos cinco anos anteriores.
 

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário