one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Posto de gasolina

Imagem: Arquivo/Agência Brasil

Compartilhar:

Consumo nacional de GNV cai 3% no ano, diz Abegás

Criado em 28/10/14 22h39
Por Vladimir Platonow Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O consumo nacional de gás natural veicular (GNV) caiu 3% de janeiro a setembro deste ano, comparado a igual período de 2013, segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). O motivo da queda, segundo a entidade, foi a falta de incentivos oficiais ao uso do combustível, que é mais barato em relação à gasolina e ao etanol, mas depende da instalação de equipamentos específicos, conhecidos como kit gás.

O consumo de GNV caiu de 5 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), em 2013, para 4,9 milhões de m³/d, em 2014 - uma redução de 100 mil m³/d. Atualmente, segundo a Abegás, a frota brasileira movida à gás tem 1,7 milhão de veículos, 45% deles no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a Abegás, para aumentar o uso de GNV é necessário haver desconto no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em todos os estados, para quem usar o combustível, como ocorre no Rio, além de uma linha de crédito para conversão de veículos para GNV, desoneração tributária dos equipamentos que compõem o kit gás e incentivo às montadoras para a venda de veículos a GNV de fábrica, a exemplo do que acontece em países da Europa.

A utilização de GNV é importante para o país, de acordo com a Abegás, porque além de ser um combustível mais limpo, garante menor importação de gasolina e diesel, ajudando a equilibrar a balança comercial. Em teste com motoristas de táxi, recentemente, em São Paulo, a associação constatou que o uso de GNV é 61,1% mais barato do que o de gasolina e 59% mais em conta do que o de de etanol.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário