one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bombeiros controlam focos de incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) .

Imagem:

Compartilhar:

Equipes controlam incêndio em parte da Serra dos Órgãos

Criado em 17/10/14 12h49 e atualizado em 20/10/14 14h53
Por Vinícius Lisboa Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Equipes que trabalham no combate às chamas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na região serrana do Rio, conseguiram controlar o incêndio que atingia a região da Cachoeira da Macumba na noite de ontem (16), por volta das 22h. Trabalhadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Corpo de Bombeiros estão no parque para controlar os incêndios que, até ontem, tinham destruído 596 hectares de floresta.

Cerca de 42 homens estavam acampados na localidade para combater as chamas e 20 foram deslocados às 4h da manhã de hoje (17) para abrir uma trilha em direção ao Morro do Mamute, parte do parque muito íngreme e de difícil acesso onde o fogo ainda destrói a vegetação de Mata Atlântica.

Leia também:

Cantareira: nível cai para 3,9% e Justiça libera uso da 2ª cota do volume morto
 

Segundo o coordenador de emergências ambientais do ICM-Bio, Christian Berlinck, a estimativa é que, se as equipes chegarem ao Morro do Mamute ainda hoje, o trabalho de controle do incêndio deve durar todo o fim de semana e terminar até a próxima segunda-feira. Os homens que estão a caminho dessa parte da reserva também estão levando equipamentos para começarem o trabalho assim que chegarem.

"O fogo no Morro do Mamute é perigoso porque pode se expandir para a parte central do parque", explicou Berlinck, que afirmou ainda que duas equipes trabalham combatendo focos de incêndio nos arredores do parque, para impedir que mais fogo chegue à área de preservação. O coordenador afirma que entre 4 e 5 focos de incêndios são encontrados por dia nas proximidades do parque.

Além disso, moradores da região estão sendo alertados para que não usem queimadas para limpar seus terrenos ou para incinerar lixo, já que o tempo seco pode fazer com que a situação saia de controle".Além disso, moradores da região estão sendo alertados para que não usem queimadas para limpar seus terrenos ou para incinerar lixo, já que o tempo seco pode fazer com que a situação saia de controle".

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário