one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Expectativa dos consumidores volta a melhorar em outubro, revela CNI

Criado em 30/10/14 15h08 e atualizado em 30/10/14 15h12
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A expectativa dos consumidores brasileiros com a economia melhorou pelo segundo mês seguido. Elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) cresceu de 109,7 pontos em setembro para 112 pontos em outubro, alta de 2,1%. Em 2014, o índice está abaixo apenas dos 113,9 pontos registrados em janeiro.

De acordo com a CNI, o resultado de outubro parece confirmar a tendência de recuperação do Inec, mas os componentes que compõem o índice total apresentaram resultados mistos. De um mês para outro, a expectativa de que a inflação vai cair aumentou 12,7%. O indicador de queda do desemprego subiu 7%. A expectativa de melhoria da renda pessoal, no entanto, caiu 1,2%.

Conforme os dados, cresceu 0,7% o índice de consumidores que acreditam que a situação financeira pessoal vai melhorar. O indicador de endividamento (consumidores que esperam queda no endividamento) também aumentou 0,7%. O índice de pessoas que pretendem comprar bens de maior valor, porém, recuou 0,9%.

O Inec funciona como termômetro da confiança do consumidor. Quanto maior o índice, maior o otimismo. Realizada em parceira com o Ibope, a pesquisa ouviu 2.002 pessoas, em 142 municípios de todo o país, entre 16 e 20 de outubro.

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário