one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo quer vacinar 150 milhões de cabeças de gado contra a febre aftosa

Criado em 31/10/14 16h10 e atualizado em 31/10/14 16h12
Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dá início amanhã (1°) à segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A primeira ocorreu no semestre passado, e atingiu 97,55% do rebanho de bovinos e bubalinos no país. No final de 2013, o rebanho somava 212,4 milhões de cabeças. A vacinação é feita pelas superintendências federais do ministério em parceria com os serviços veterinários estaduais.

Neste semestre a meta é vacinar 150 milhões de cabeças. Os estados promovem a vacinação de acordo com um cronograma. Em alguns deles, a imunização não abrangerá todo o rebanho. É o caso de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais; do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, de Sergipe e do Distrito Federal, onde só será vacinado o gado com menos de 24 meses.

Segundo o Ministério da Agricultura, os animais jovens são mais suscetíveis à doença por terem recebido menos vacinas do que os mais velhos. Por isso, são vacinados duas vezes ao ano em períodos destinados especificamente a eles. Os estados se revezam para garantir a imunização.

Nos demais estados, a imunização será geral. A fase que começa neste sábado abrange a maior parte do território nacional. As exceções são Roraima, Rondônia e o Amapá, que iniciaram a campanha em outubro e dão continuidade ao processo. No Amapá, onde algumas localidades são de difícil acesso, só há uma vacinação anual. Santa Catarina, único estado brasileiro reconhecido como livre de aftosa, não integra o calendário de vacinação.

Editor Beto Coura
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário