one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Índice de Confiança da Construção apresenta queda de 19,9% em outubro

Criado em 28/10/14 09h19 e atualizado em 28/10/14 09h24
Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

O Índice de Confiança da Construção (ICST), da Fundação Getulio Vargas (FGV), apresentou queda de 19,9% em outubro na comparação com igual período do ano passado. O resultado é o pior da série histórica iniciada. Em setembro, a variação ficou em -16,1%. Na avaliação do último trimestre (agosto a outubro), o indicador também está em baixa, com taxa de -14,8%, em relação ao mesmo período de 2013.

O ICST é um indicador que constitui a base da pesquisa Sondagem da Construção. A sondem é uma pesquisa que gera, mensalmente, um conjunto de informações usadas no monitoramento e antecipação de tendências econômicas do setor. Tendo como referência as  melhores práticas internacionais para pesquisas do gênero, a Sondagem da Construção  tem como um de seus principais atributos a rapidez com que é produzida e divulgada, tornando-se uma ferramenta essencial à análise de conjuntura e à tomada de decisão nos âmbitos público e privado.

Quatro destes quesitos compõem o Índice de Confiança da Construção (ICST): volume de demanda atual, situação atual dos negócios, expectativa para ao volume de demanda (três meses) e para a situação dos negócios (seis meses).

A cobertura setorial da pesquisa é similar ao da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), do IBGE, abrangendo todos os setores da Construção. Os resultados são divulgados para o setor construção como um todo e para seis subgrupos selecionados.

Segundo os economistas da FGV, os empresários da construção estão chegando à conclusão que o fator limitante para a melhoria da atividade setorial é a demanda insuficiente. A partir dos resultados, avalia-se que a demanda está fraca tanto nos segmentos que dependem das decisões privadas quanto nos segmentos de infraestrutura.

A piora no ICST decorre tanto do indicador que mede a situação atual dos negócios quanto do que mede as expectativas para os próximos meses. O Índice da Situação Atual (ISA) ficou variou -18,5% em relação a outubro do ano passado. Na avaliação dos últimos três meses, o ISA passou de -9,7% no trimestre findo em setembro para -12,9% em outubro.

O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, variou -21% em outubro em relação ao mesmo período de 2013. Em setembro, a taxa havia sido -16,8%. Entre os meses de agosto a outubro, o índice variou -16,5% ante igual período do ano passado. No trimestre encerrado em setembro, o IE havia registrado variação de -14,5%.

Dos 11 segmentos pesquisados, nove apresentaram piora. Os destaques negativos foram: obras para telecomunicações (de 9,3%, em setembro, para -10,7%, em outubro), obras para geração e distribuição de energia elétrica (de -7,5% para -15,4%); e obras viárias (de -13,2% para -20,4%). 

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário