one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A trabalhadora doméstica, Ana Vaz Cardoso.

Imagem:

Compartilhar:

Armand confirma descanso de 15 minutos para trabalhadoras antes de jornada extra

Criado em 27/11/14 20h54
Por André Richter Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (27) validar o Artigo 384 da Consolidação da Leis do Trabalho (CLT), que obriga as empresas a conceder 15 minutos de descanso para mulheres antes do cumprimento de hora extras.

A regra foi questionada no Supremo por uma empresa de Santa Catarina, que alegou ofensa ao princípio da isonomia. De acordo com a empresa, como a medida não pode ser aplicada aos homens, a norma estimula a diferenciação em razão do sexo.  Por cinco votos a dois, a maioria dos ministros seguiu posição relator, ministro Dias Toffoli. 

Sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF). Na pauta de julgamentos o trabalho externo de condenados do Mensalão. Na foto, os ministros Marco Aurélio Mello, José Dias Toffoli, Rosa Weber (José Cruz/Agência Brasil)

Ministro Dias Toffoli: necessidade de tratamento diferenciado às mulheres(José Cruz/Agência Brasil)

No entendimento do ministro, não há tratamento arbitrário. Segundo Toffoli, há necessidade de dar tratamento diferenciado às mulheres para garantir proteção.

“O trabalho contínuo impõe à mulher o necessário período de descanso, a fim de que ela possa se recuperar e se manter apta a prosseguir com suas atividades laborais em regulares condições de segurança, ficando protegida, inclusive, contra eventuais riscos de acidentes e de doenças profissionais. Além disso, o período de descanso contribui para a melhoria do meio ambiente de trabalho”, disse o ministro.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário