one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As cédulas de R$ 1 deixaram ser produzidas devido ao custo elevado e ao rápido desgaste

Imagem:

Compartilhar:

BC aprova convênio de pagamento em moedas locais entre Brasil e Uruguai

Criado em 26/11/14 22h07
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A diretoria doBanco Central (BC) aprovou hoje (26) o acordo que permitirá ao Brasil e ao Uruguai fazerem trocas comerciais e remessas nas próprias moedas. O Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML) começará a funcionar na segunda-feira (1º). O mecanismo também será usado para o pagamento de aposentados e pensionistas.

No último dia 31, os presidentes dos bancos centrais do Brasil, Alexandre Tombini, e do Uruguai, Alberto Graña, firmaram o acordo durante reunião de presidentes de bancos centrais da América do Sul, em Lima, no Peru. Para passar a valer, no entanto, o convênio precisava da aprovação do corpo técnico das duas instituições.

Segundo o BC brasileiro, o mecanismo vai aumentar o acesso dos pequenos e médios agentes, aprofundar o mercado do real e do peso uruguaio e reduzir custos de transação. O BC destacou que o convênio apresenta semelhança com sistema em operação com a Argentina.

Em comunicado divulgado no início do mês, o Banco Central do Uruguai informou que o sistema implicará mudança dos padrões de comunicação, motivo pelo qual a entidade trabalha para que entre em funcionamento o software que será utilizado. Segundo a autoridade monetária uruguaia, o convênio vai “minimizar prazos para o processamento de operações, facilitar a inclusão financeira de pessoas físicas, pequenas e médias empresas e melhorar a qualidade para as que já participam dessas operações”.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário