one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Centro de Inteligência em Orgânicos lança guia que ensina a investir no setor

Criado em 28/11/14 14h37 e atualizado em 28/11/14 14h42
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) e a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) lançaram hoje (28), na Feira do Empreendedor, no Riocentro, um guia especial para quem deseja investir no mercado de orgânicos. O guia pode ser acessado na página http://www.organicsnet.com.br/2014/11/deseja-investir-em-organicos/.

A coordenadora do CI Orgânicos, Sylvia Wachsner,  destacou, em entrevista à Agência Brasil, que as pessoas interessadas em fazer investimentos nesse setor têm que entender  “qual é importância da legislação orgânica, o que significa certificação, o que é um produto orgânico”.

Nos atendimentos que vem fazendo no estande do CI Orgânicos, na Feira do Empreendedor, Sylvia indica a todo mundo a necessidade de se fechar um plano de negócios que inclua, entre outros tópicos, a análise do solo e da água da região onde se pretende implantar uma agroindústria orgânica, ou mesmo iniciar uma produção orgânica . “A gente dá um passo a passo para eles poderem seguir em frente”.

Enfatizou que “a agroindústria orgânica tem obrigação de cumprir com a lei, em especial aquela referente às normas de  vigilância sanitária. Ser orgânico não significa ter que deixar de cumprir tudo o que diz a lei”, salientou. “Orgânico é um adicional sobre o que já existe”, completou.

Segundo Sylvia Wachsner, o guia é uma ferramenta importante não só para os agricultores orgânicos, mas também para a agroindústria de beneficiamento, que possa adicionar valor ao produto.  Lembrou que, atualmente, em todo o mundo, os consumidores se mostram mais interessados em comprar alimentos saudáveis que respeitem o meio ambiente. É o caso dos produtos orgânicos, disse.

Acentuou também que, com o aumento da população mundial, a demanda por alimentos vai exigir que a agricultura se torne cada vez mais sustentável, como ocorre com a produção orgânica.

Embora não haja estatísticas oficiais, Sylvia estimou que  a agricultura orgânica no Brasil, formada em sua maioria por agricultores familiares,  apresenta uma expansão entre 15% e 20% ao ano, devido às vendas diretas ao consumidor em feiras orgânicas e para a merenda escolar. Já a agroindústria de orgânicos cresce em torno de 10% ao ano. “O produto com maior valor agregado não cresce tanto. É mais complicado, porque ainda é uma cadeia em formação”. (Alana Gandra)

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário