one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

CNI defende criação de metas para enfrentar gargalos da indústria até 2018

Criado em 06/11/14 12h59 e atualizado em 06/11/14 13h00
Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende o estabelecimento de metas para melhorar os gargalos do setor até 2018. Conforme representantes da entidade, o sistema tributário, as relações de trabalho, infraestrutura e qualidade na educação estão entre os pontos que devem ter acompanhamento sistemático. As demandas estão na Carta da Indústria, documento divulgado hoje (6) para marcar o encerramento do 9° Encontro Nacional da Indústria, iniciado ontem (5), em Brasília. 

O comunicado ressalta que a indústria brasileira tem “pressa” para solucionar seu problema de competitividade. Destaca que a participação de 25% do setor no Produto Interno Bruto (PIB)), soma dos bens e riquezas de um país, caiu dez pontos percentuais desde os anos 1990. Segundo o diretor de Política Estratégica da CNI, José Augusto Fernandes, a retração não é “natural”.

“Isto não é um processo plenamente natural. O foco é a competitividade. Os custos crescem acima da produtividade. Insistimos na tese de que o presidente República eleito terá de enfrentar esses problemas. Eles exigem coordenação de várias áreas do governo. A presidenta precisa empoderar alguém com a missão de coordenar a agenda e o que será alcançado até 2018”, enfatizou.

Durante a campanha para as eleições de 2014, a CNI entregou aos então candidatos Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSD) estudo com 42 propostas para melhorar a competitividade do setor. De acordo com José Augusto Fernandes, a Carta da Indústria delimita as mais urgentes. Acrescentou que as reformas na infraestrutura são as que mais têm potencial para avançar no médio prazo.

“[É preciso] dar continuidade à agenda de infraestrutura. Aqui é onde podemos colher frutos mais rapidamente. Fizemos muitas mudanças nos marcos regulatórios. Estudos da CNI mostram que determinados eixos logísticos da região Norte podem diminuir em 20% os custos do frete para China", concluiu. 

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário