one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Entre 2001 e 2011, mulheres e trabalhadores do mercado informal foram os que apresentaram os maiores ganhos reais, de 22,3% e 21,2%, respectivamente

Imagem:

Compartilhar:

Desemprego cai e fica em 10,1% na Região Metropolitana de São Paulo

Criado em 26/11/14 13h56
Por Camila Maciel Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo caiu pelo segundo mês consecutivo, ficando em 10,1% da População Economicamente Ativa (PEA), de acordo com pesquisa mensal da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em setembro, o índice ficou em 10,6%. Considerando apenas a capital paulista, o desemprego é menor, com taxa de 9,6%.

Leia também no Portal EBC: 

Otimista, ministra lembra taxa decrescente de desemprego e aumento da renda

População Economicamente Ativa é a população que está inserida no mercado de trabalho ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele para exercer algum tipo de atividade remunerada. O contingente de desocupados foi estimado em 1,109 milhão de pessoas, 60 mil a menos do que o mês anterior. Esse resultado ocorre porque o nível de ocupação permaneceu relativamente estável em 0,2% e houve uma ligeira redução (-0,4%) da População Economicamente Ativa (PEA), ou seja, 45 mil pessoas deixaram a força de trabalho da região. O número de pessoas empregadas é estimado em 9,871 milhões.

O setor de serviços foi o que mais criou postos de trabalho em outubro, com 29 mil vagas, uma alta de 0,5%. Em seguida, está a indústria de transformação, com abertura de 22 mil postos, um crescimento de 1,3%. O setor de construção ficou em relativa estabilidade, com 1 mil vagas e uma variação de 0,1%. Houve redução (-2,2%) apenas no setor de comércio e reparação de veículo automotores, que eliminou 37 mil postos.

Em relação ao rendimento médio dos ocupados, houve variação positiva de 0,6% entre agosto e setembro e ficou em R$ 1.882. No setor privado, ampliou-se o número de empregados com carteira de trabalho assinada (2,3%) e diminuiu o daqueles sem carteira (-6,2%).
 

Editor: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário